Donuts de chocolate (proteico; fit; lowcarb; sem açúcar; sem glúten; saudável)





Foi todo o domingo a cozinhar! A cozinhar na melhor companhia: a minha filha Camila esteve comigo. Depois da corrida matinal, começamos a preparar a massa para fazer uma regueifa recheada de nutella. O almoço foi polvo á lagareiro. É quase sempre peixe ao almoço de domingo. De tarde fomos fazer donuts e terminar regueifa. Ainda fiz uma panela de sopa e umas coisinhas para as marmitas da Camila. Os donuts acabaram por ficar nas mãos dela. Já tinha elaborado as receitas, era só concretizar. A Camila já sabe que tudo que eu escrevo em papel sofre ajustes quando concretizo, por isso está sempre a mostrar-me como estão as coisas a cada passo. Já sabe que tem de fotografar tudo, escrever tudo que faz. Agora que sabe que a mãe está a preparar um livro, ainda tem mais cuidados, nada que faz passa sem me mostrar e sem deixar escrito.
É tão bom ter a minha filha na cozinha comigo, já estava com saudades. Os estudos não têm libertado tempo, e isso é bom sinal, este fim de semana, estava mais livre, as provas intercalares foram na semana passada.


Esta é uma maravilhosa receita foi inspirada numa outra de muffins. Esses muffins que me refiro são tão fofinhos que parecem mesmo donuts. É claro que a farinha que aqui usei, de coco, nunca dá a elasticidade característica dum donuts, ainda assim, achei que valia a pena fazer assim.

Esta é uma receita especialmente proteica por conta do requeijão que usei: o Requeijão Natural rico em proteína Saloio. Pouco calórico, graças ao baixo teor de gordura, é excelente para quem está em perda de peso ou para quem pratica desporto.



A farinha que escolhi foi a de coco. Como já disse, não é a ideal para donuts, pois não tem glúten e acaba por faltar um pouco da elasticidade que ele dá, mas há outras vantagens.Para além de livre de glúten e de baixo índice glicémico, é uma fonte poderosa de nutrientes para o nosso organismo. 

Riquíssima em fibras e até proteína, em cada 100g podemos encontrar 56g de fibra solúveis e 4g de fibras insolúveis. Isto explica a sua função extremamente importante na regularização do intestino e ainda garante saciedade por muito tempo.

Esta é de facto uma farinha muito usada por quem precisa de melhorar o funcionamento do intestino, como é o meu caso, também agrada a quem precisa de melhorar os índices de mau colesterol e ainda ajuda quem precisa de queimar gordura corporal, já que a sua alta concentração de fibras solúveis formam um gel no estomago que, não só promove a sensação de saciedade como já disse, também torna a libertação de glicose no sangue mais lenta, evitando os picos de insulina. É sem duvida uma das farinhas com menor índice glicémico, rica em triglicerídeos da cadeia média, que são metabolizados e rapidamente transformados em energia, não dando lugar a acumulação no tecido adiposo.




Já as tâmaras que usei para adoçar, são consideradas um super alimento. Elas são muito ricas em fibras, potássio, ferro e cálcio, varias vitaminas, sobretudo a C, contêm proteínas e o seu açúcar natural é uma excelente fonte de energia, pois o seu alto teor em açucares complexos permite que o organismo os "use" lentamente.




Posto isto, estes são uns donuts para comer em qualquer altura. Seja ao lanche, ao pequeno almoço, para quem vai ou foi treinar, ficam sempre bem e em nada vai prejudicar a dieta se, claro, comerem com contenção.


A melhor parte é que é facílimo de fazer. Basta triturar todos os ingredientes, colocar nas forminhas e levar ao forno. Já está!
A cobertura que fiz foi o habitual creme de chocolate que faço para os bolos. É simples, basta derreter o chocolate e misturar água ou café até estar cremoso.


Onde comprar as formas de donuts? Em qualquer loja de artigos para casa, por exemplo, "De borla", "Espaço casa" ou nas lojas chinesas (quase todas têm).

Vão precisar de:
(serve 6)
*Podem trocar por 120g de farinha de espelta ou aveia ou amêndoa.

Cobertura:
  • 50g de chocolate preto (mínimo 70% cacau)
  • café tipo bica ou descafeinado ou água q.b.

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Pus as tâmaras a demolhar em água quente por 15 minutos (podem ferve-las para ficarem mais macias). Pus o forno a aquecer a 180ª.Não precisei de untar formas, já que usei de silicone; se usarem regulares terão de untar.
  2. Coloquei todos os ingredientes no processador de alimentos e triturei até estar uma massa macia (podem triturar tudo com a varinha mágica).
  3. Dividi a massa pelas formas e levei ao forno 15minutos (espetem um palito e retirem quando o palito sair limpo).
  4. Derreti o chocolate em banho maria. Fiz 100ml de descafeinado instantâneo. Aos poucos, 1 colher de sopa de cada vez e misturando bem com um batedor de varas manual a cada adição, juntei o descafeinado ao chocolate derretido até obter um creme macio. Mergulhei cada donuts no creme e coloquei em cima de papel vegetal virado do lado que não tem chocolate 



Tão simples, tão bom…

1 Comentários

  1. Ai q maravilha, tão ricos! E esses branquinhos, tb vamos ter a receita deles? :) Obrigada e hei de fazer, assim q tiver uma forma de donuts! Bjinhos.

    ResponderEliminar