É a segunda vez no espaço de um mês que faço butternut recheada, a primeira foi esta magnifica receita de Abóbora "butternut" assada recheada de salteado de legumes , desta vez um não menos maravilhosos recheio de chili mexicano.
Ora, digam-me lá, para além da batata doce, o que é que fica lindamente nesta já maravilhosa combinação de feijão, milho, pimento e um toque de picente? Abóbora, pois está claro!
Por culpa de me terem oferecido duas lindas e gigantes butternut, eu consolei-me com estes assados. Este estava verdadeiramente divinal!
O que vos posso dizer sobre esta receita? Para além de deliciosa, é muito fácil de fazer. As minhas butternut eram grandes, tanto a desta receita como da anterior, pelo que os ingredientes que vos dou servem perfeitamente 2 das mais pequenas.
É uma receita muito nutritiva. Conta com o feijão preto, que está entre os legumes mais nutritivos que podemos comer, sendo considerado por muitos um "superalimento". Com 6g de proteína, 5,5g de fibras e menos de 80kcal por cada 100g de feijão cozido, esta combinação faz com que nos sintamos mais cheios por mais tempo e o seu alto teor de zinco ajuda a metabolizar a gordura. Os seus hidratos de carbono são complexos, contem um amido resistente que passa pelo intestino em grande parte sem ser digerido, o que ajuda a evitar que os níveis de açúcar no sangue sejam elevados, ou seja, baixo índice glicémico. A elevada quantidade de fibras solúveis ajudam a diminuir o mau colesterol. Claro que, se se trata de feijão, o ferro é o mineral a ter em conta, sem esquecer a sua importância a nível do desempenho cerebral.
Para o recheio ficar cremoso e bem apetitoso envolvi-o em Queijo cremoso Alavão da Saloio.
Eu diria que o segredo do sucesso desta receita mexicana está mesmo no queijo. Os queijos cremosos da Saloio ficam perfeitos pelo sabor, são fáceis de dosear, porque já vêm derretidos, dispensam temperos, tudo está bem e certo na medida certa.
Posto isto, e como não há aqui segredos para eu contar, vamos á receitinha.
Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
Para a butternut assada
- 1 abóbora "butternut" grande (2kg) (ou 2 mais pequenas)
- 1 colher de sopa de azeite
- salsa ou orégãos secos
- sal
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados (ou 1 colher de chá de alho granulado)
- 1/2 pimento vermelho cortado em pequenos cubos
- 1/2 pimento verde cortado em pequenos cubos
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de chá de salsa seca, tomilho seco, cominhos secos, orégãos secos e pimentão doce ou paprika
- sal
- 1/4 de colher de café de malaguetas trituradas (uso da Flor das Hortas)
- 150g de tomate em pedaços
- 1 lata de feijão preto (260g de peso escorrido)
- 1 lata pequena de milho (140g) de peso escorrido
- 1/2 curgete partida em pequenos cubos
- 1 caixa de Queijo cremoso Alavão (125g)
- 100g de queijo ralado para gratinar
(fotos de confeção no fim)
- Pus o forno a aquecer a 200ºC. Forrei um tabuleiro com papel vegetal.
- Cortei a abobora ao meio, retirei as sementes. Na polpa da abóbora mais direitinha fiz cortes na horizontal e vertical deixando cerca de 1 cm nos lados e fundo. Pincelei com azeite, polvilhei com sal e orégãos e levei a assar cerca de 35 minutos (espetem um garfo na zona central; se não oferecer resistência, está pronta).
- Preparei o recheio enquanto a abóbora assou. Numa frigideira larga coloquei o azeite, a cebola, o alho, e os pimentos. Levei ao lume até os legumes amolecerem. Juntei o tomate, os temperos, misturei e deixei cozinhar em lume médio 5 minutos. Adicionei o feijão escorrido e lavado, o milho igualmente escorrido e lavado, misturei e acrescentei a curgete. Deixei cozinhar tudo mais 2 a 3 minutos.
- Retirei a abobora do forno e, com a ajuda duma colher de sobremesa, retirei a polpa cortada em cubos. A restante polpa, mais mole, também retirei com uma colher, deixando cerca de 1cm nos lados e fundo. Misturei os cubos e a polpa no preparado de feijão.
- Já fora do lume, envolvi o queijo no recheio, dividi pelas duas metades de abobora, polvilhei com o queijo ralado e levei novamente ao forno, agora só com a resistência de cima ligada e apenas para gratinar.
1 Comentários
Tive conhecimento do blogue hoje, e, do que já vi, fiquei rendida. Vou acompanhar. Bem-haja
ResponderEliminar