Mousse de chocolate e chia (saudável; fit; sem açúcar; opção vegan)




Receitas de mousse de chocolate nunca são demais, não acham? Para mim é assim, de vez em quando sinto necessidade de fazer uma receita nova de mousse de chocolate, ou melhor, a necessidade é de comer mousse de chocolate, depois é que vêm as receitas, ahah.


Esta é especial! Melhor, esta é especialmente nutritiva! É daquelas mousses que podemos comer ao pequeno almoço, sem problemas. Pequena quantidade, claro, e em dias especiais. Pelo menos para mim é assim. Não estou com isto a dizer que costumo comer mousse ao pequeno almoço, atenção, eu sou muito regrada no que diz respeito ao pequeno almoço, não cometo exageros logo pela manhã não vá o dia não correr como eu penso e haver lugar a excessos não previstos. De manhã fico-me por fruta e um pouco de aveia ou quinoa ou millet ou ainda trigo sarraceno.


O que eu quero dizer é que esta receita tem um conjunto pequeno de ingredientes muito interessante e também é muito simples de fazer.

Os dois ingredientes base são o leite evaporado, que podem trocar por leite de coco, natas ou natas de soja e as sementes de chia. Claro que para ser mousse de chocolate tem de levar cacau, e esse é um ingrediente muito bom para comer a qualquer altura.




Dei-lhe um leve sabor a café. Não é obrigatório, senão gostarem não há problema, trocam o café por leite.
Adocei com tâmaras. Se não gostarem, também não há problema nenhum, basta fazerem toda a receita e adicionarem um ingrediente adoçante ao vosso gosto.




Esta receita resultou do meu pudim de chia e chocolate. A única coisa que alterei foi triturar tudo no fim. Isto quer dizer que, se não quiserem triturar ficam com um fabulosos pudim de chia e chocolate. Nesse caso terão de fazer o puré de tâmaras antes e adicionar ao preparado.




Vão precisar de:
(serve 5 a 6 taças de 200ml)
  • 1 lata de leite evaporado (400ml) ou leite de coco para opção vegan ou ainda 400ml de natas ou natas de soja
  • 50g de sementes de chia
  • 4 a 5* colheres de sopa de cacau em pó puro 
  • 100g de tâmaras secas descaroçadas
  • 200ml de café ou descafeinado (podem usar leite ou água se não quiserem sabor moka)
  • 50g de chocolate preto (usei 75% cacau)
  • 100ml de leite ou bebida vegetal a gosto

*Quantidade dependente do gosto pessoal. Se gostam mais amarga, coloquem 5; se gostam mais clara e doce, apenas 4.

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Coloquei todos os ingredientes num tachinho, á exceção do chocolate. Misturei bem para que o cacau se dissolva. Levei ao lume 15 minutos, mexendo ocasionalmente, para que as sementes cozam.
  2. Desliguei o lume, adicionei o chocolate, que derrete de imediato, e misturei.
  3. Passei para o liquidificador e triturei até estar cremoso**. Adicionei o leite e voltei a pulsar apenas para misturar. (Se acharem que está demasiado denso adicionem mais um pouco de leite; se acharem que já está numa boa textura, não façam qualquer adição. Ao arrefecer vai ficar ligeiramente mais denso, mas pouco.)
  4. Dividi por tacinhas e levei ao frigorifico 2 horas.
**Ler a introdução para fazer em formato de pudim de chia, ou seja, sem triturar.



 Tão simples, tão bom...





2 Comentários

  1. Ola! Sera que posso substituir ou nao colocar as tamaras? Se for o caso da cremosidade e acucar posso substitui-las por abacate e adocante?
    Obrigada!

    ResponderEliminar