Abóbora "butternut" assada recheada de salteado de legumes




Um sabor incrível, super rápido e fácil de fazer, tudo graças ao queijo que usei no recheio.
Lembro-me de querer fazer este tipo de refeições e ficar sempre indecisa com o molho a colocar nos legumes de forma a eles ficarem cremosos, para não falar nos temperos a dar. Este é um problema resolvido desde que descobri os Queijos cremosos Saloio. Tudo passou a estar certo, na quantidade certa, com o sabor certo. Não há quem não goste, os filhos não reclamam, o marido também. Não está com este ou aquele tempero que um ou o outro não gostam. Como vem no estado cremoso, apesar de ser apenas queijo, não erro na quantidade a usar, no momento já tenho o resultado final.




Nesta receita, uma vulgar receita de abóbora assada e recheada, tudo que fiz para rechear foi saltear um embalagem de legumes para salteados já pronta e no fim envolver em queijo cremoso. Escolhi o Três Igrejas, um queijo de mistura de leites, de sabor forte, e não precisei de fazer mais nada.
Também usei queijo Três Igrejas curado de mistura de leites para gratinar no fim, pelo sabor incrível que confere aos meus partos.



A butternut é das aboboras mais gostosas, tem um ligeiro sabor a noz e com elas fica muito bem acompanhada, seja em salgados ou doces. É macia, assa rapidamente e ainda tem a vantagem de render bastante, já que o espaço reservado ás sementes é muito pouco.

Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
  • 1 abóbora "butternut" grande (1,8kg)
  • 1 + 1 colher de sopa de azeite
  • sal
  • orégãos q.b.
  • 1 embalagem de legumes frescos cortados para saltear (400g)
  • 1 caixa de queijo cremoso Três Igrejas (125g)
  • 100g de queijo Três Igrejas para ralar (ou queijo ralado a gosto)
  • 1 colher de café cominhos, pimentão doce, alho granulado e salsa seca (opcional) (uso Chaparral)
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Pus o forno a aquecer a 200ºC. Forrei um tabuleiro com papel vegetal.
  2. Cortei a abobora ao meio, retirei as sementes, pincelei com azeite, polvilhei com sal e orégãos e levei a assar cerca de 35 minutos (espetem um garfo na zona central; se não oferecer resistência, está pronta).
  3. Numa frigideira larga coloquei a outra colher de sopa de azeite ao lume. Quando quente, adicionei os legumes. Salteei em lume medio até ficarem tenros. A meio do tempo temperei com salsa seca, cominhos, pimentão doce e alho granulado. 
  4. Na polpa da abóbora assada mais direitinha fiz cortes na horizontal e vertical e cortei cubos. Retirei-os com a ajuda duma colher. A restante polpa, mais mole, também retirei com uma colher, deixando cerca de 1 cm nos lados e fundo. Misturei esta polpa no salteado.
  5. Já fora do lume, envolvi o queijo no salteado, dividi pelas duas metades de abobora, espalhei os cubos de abobora reservados, polvilhei com o queijo ralado e levei novamente ao forno, agora só com a resistência de cima ligada e apenas para gratinar.
 

Bom apetite!





1 Comentários