Conhecem as novas gelatinas RoYal de origem vegetal? Eu não conhecia , mas fiquei a conhecer da melhor forma, com esta magnífica sobremesa feita com apenas 3 ingredientes.
A Royal lançou no mercado gelatina de origem vegetal com dois sabores, ananas e morango, menos 35% de açucares e que fica pronta numa hora. Conta com 37 kcal por cada 100g e está apta para quem pratica uma alimentação vegana.
A esta gelatina eu juntei apenas e somente abacaxi, muito maduro e bem docinho, e leite de coco. Isso mesmo, a sobremesa que vêm nesta foto tem apenas estes 3 ingredientes.
Nada complicado, não foi de grande imaginação minha, apenas transformei uma gelatina num pudim de fruta simples e que os alérgicos á lactose podem comer.
Tudo que têm de fazer é triturar bem o abacaxi ou ananás até estar numa polpa de fruta, misturar o leite de coco, lata inteira, levar ao lume e, depois de ferver 5 minutos, misturar a gelatina preparada.
Ora, a questão é: "porquê levar ao lume?" "não podemos apenas misturar os ingredientes?" Não! Algumas frutas têm uma enzima, a protéase, que quebra a ligação química da proteína (colagénio) que está presente na gelatina, seja ela vegetal ou animal. Para inativarmos a protéase temos de ferver essas frutas. O que é que isto quer dizer? Se tentarem fazer gelatina com frutas que têm protéase sem as ferverem, as próprias frutas vão "desfazer" a gelatina, ela não vai ficar firme. O ananas e o abacaxi são um exemplo de frutas com protéase.
Decorei a minha sobremesa com chocolate branco vegano e as maravilhosas framboesas da Quinta de Santo Antão. Estavam congeladas, ainda assim, lindas e saborosas como as trago da Quinta aqui mesmo ao lado de casa.
Vão precisar de:
- 1/4 de ananás ou abacaxi bem maduro (cerca de 500g; 300g depois de limpo de casca)
- 1 lata de leite de coco (400ml)
- 1 embalagem (2 saquetas) de gelatina de origem vegetal Royal sabor ananás
(fotos de confeção no fim)
- Tirei a casca e o centro ao abacaxi, parti em pedaços e coloquei no processador de alimentos até estar em polpa de fruta.
- Passei para um tachinho, juntei o leite de coco, lata inteira, e levei ao lume a ferver por 5 minutos.
- Diluí o conteúdo das 2 saquetas de gelatina em 500ml de água acabada de ferver. Juntei ao preparado anterior e misturei bem. (Nesta altura devem provar o vosso pudim e ajustar a doçura. Eu não precisei de adicionar nada, o meu abacaxi era muito docinho. Sugiro 1 colher de sopa de agave ou stevia caso não esteja ao vosso gosto.)
- Verti numa forma de silicone* e reservei no frigorifico 3 horas até firmar completamente.
- Desformei e servi com chocolate branco e framboesas.
1 Comentários
Uma sugestão saborosa, até porque tenho os ingredientes em casa ;) Bjinhos e boa semana!
ResponderEliminar