Esta é uma salada simples, prática, muito nutritiva, excelente para as marmitas e melhor ainda para quem foi ou vai treinar. É que está cheia de proteína, fibras, vitaminas e minerais importantes para dar energia e recuperar energias.
Disse que é prática e é-o ainda mais se, como eu, tiverem sempre quinoa cozida. Eu cozo quinoa em grande quantidade, divido por saquinhos e congelo. Quando preciso é só retirar do congelador e colocar 1 minuto no micro-ondas, fica como acabada de fazer.
Para verem como cozo a quinoa carregar👉AQUI.
Quando o tempo não chega para mais, como de resto têm sido estes últimos dias, estas saladas são a minha opção para o almoço meu e do meu marido. Para além disso, ainda dão para fazer marmitas para a minha filha Camila levar para a faculdade. Para fazer marmita separo antes de temperar.
O queijo que aqui usei faz toda a diferença. Lembro-me que levei este queijo para os workshops que dei em Portimão. Apresentei uma salada de trigo sarraceno com algumas semelhanças a esta e foi este o queijo que usei. Bom, eu nem sei bem descrever o que aconteceu, acho que as pessoas estavam mais encantadas com o queijo do que com a própria receita. Foi um verdadeiro sucesso. Comecei por dar meia fatia a cada um para provarem e acabei por ir abrir outro queijo, todos queriam repetir, todos me diziam que não conheciam, que era muito melhor que qualquer feta que já tinham provado.
E é verdade, este queijo, que se comporta como um feta em termos de confeção e textura, tem um sabor incrível e uma enorme vantagem em relação aos feta, é que dura muito mais tempo depois de aberto, precisamente por ser um queijo curado. Ou seja, abre e não precisa de ficar preocupado com o consumo dele a breve prazo, ele comporta-se como qualquer queijo curado.
Vão precisar de:
(serve 3 a 4 pessoas)
- 1 e 1/2 chávena de quinoa cozida (cerca de 1/2 chávena de quinoa crua- ver indicações na introdução)
- 1 frasco de grão de bico cozido (400g de peso liquido)
- 1 pimento vermelho cortado em pequeno cubos
- 1 pepino limpo de sementes e cortado em cubos
- 2 mãos cheias de azeitonas
- 200g de tomate cereja partido ao meio
- 1 (190g) queijinho Regional curado de vaca, ovelha e cabra da Saloio
- folhas de manjericão frescas ou salsa fresca picadas
- 3 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de sumo de limão
- 1 colher de chá de vinagre balsâmico ou 1 de café de molho de soja
- 1 colher de chá de mostarda Dijon
- manjericão ou orégãos secos
Confeção:
- Como disse na introdução, costumo ter sempre quinoa cozida e congelada pronta para fazer este tipo de saladas. Por isso, comecei por retirar a quinoa do congelador e colocar 1 e 1/2 minuto no micro-ondas.
- Passei para uma tigela e misturei os restantes ingredientes, á exceção do queijo e reservando alguns tomates cereja para decorar cada tijela.
- Num copo misturei bem os ingredientes do molho.
- Verti o molho sobre a mistura anterior e envolvi. Esfarelei o queijo em cima e voltei a envolver cuidadosamente. Decorei com os tomates cereja reservados e manjericão fresco.
Bom apetite!
0 Comentários