Almôndegas de grão de bico vegetarianas (com opção vegan)



Populares seja aqui na blogosfera, seja em todo o mundo vegetariano e vegano, as receitas não diferem muito umas das outras, pelo menos uma coisa é certa, a nenhuma falta grão de bico😂


Uma seguidora perguntou-me se eu tinha alguma receita destas almondegas. Eu respondi-lhe que "as fazia simples". A verdade é mesmo esta, eu faço-as simples, sem nenhum ingrediente extraordinário. Na verdade eu sou da opinião que é o molho de tomate que as acompanha que lhes dá o verdadeiro sabor, ainda que possamos torna-las bem apetecíveis por si só. De resto, é por isso que lhes junto sempre queijo ralado.


Nesta minha receita uso ovos de linhaça. Já as fiz com ovos de galinha, mas é com ovos de linhaça que consigo o melhor sabor e a melhor textura.
Também usei um produto que não é muito visto no mercado corrente português. Refiro-me a cebola seca. Comprei um frasco no supermercado Aldi no verão e fiquei fã. Podem usar cebola normal, bem picadinha, não há qualquer problema.



Tenho apenas um alerta para quem vai fazer este tipo de almondegas pela primeira vez. Disse este tipo de almondegas, porque o mesmo acontece com as de lentilhas. Não as deixem ferver no molho depois de virem do forno, apenas a envolvam no molho quente. Se as deixam ferver elas vão desintegrar-se.





Vão precisar de:
(serve 20 a 22 almondegas)
Almondegas
  • 3 ovos de linhaça (3 colheres de sopa de farinha de linhaça + 9 colheres de sopa de água) ou ovos de galinha
  • 2 latas de grão de bico (520g de peso escorrido)
  • 2 colheres de sopa de cebola picada (usei cebola seca; podem usar cebola fresca)
  • 1 colher de chá de alho granulado (podem usar alho seco picadinho)
  • 1 colher de chá de pimentão doce (ou paprika)
  • sal
  • orégãos e salsa a gosto para temperar
  • 4 colheres de sopa de farinha de mandioca (ou flocos de aveia triturados em farinha)
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (ou levedura nutricional para opção vegan)
Molho de tomate:
  • 1 cebola grande picada
  • 1 colher de chá de alho granulado ou alho picado
  • 1 pacote pequeno de polpa de tomate Guloso sem adição de açúcar, corantes nem conservantes
  • 1 lata de tomate em pedaços
  • 1 colher de sopa de massa de pimento (uso Flor das Hortas)
  • 1 colher de café de manjericão seco, orégãos, açúcar de coco ou mascavado, sal
  • salsa fresca picadinha (cerca de 1/4 de molho)
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
Para as almondegas
  1. Comecei por fazer os ovos de linhaça misturando a farinha na água. Reservei 10 minutos até "gelificar".
  2. Nesse tempo escorri bem o grão e lavei em água corrente. Passei para o processador de ingredientes, adicionei a cebola, o alho, o pimentão doce e os ovos de linhaça já prontos. Triturei até estar numa pasta muito densa.
  3. Passei para uma tigela, juntei a farinha de mandioca, o queijo parmesão e misturei. Adicionei orégãos, salsa e ajustei o sal. Obtive uma massa ainda mais densa que não cola ás mãos. (nota: se a vossa ainda estiver muito mole, o que pode acontecer se usarem ovos de galinha grandes, adicionem mais uma colher de sopa de farinha, no entanto, não devem deixar a vossa massa demasiado seca, pois vai desintegra-se quando estiver no forno, tenham as mãos molhadas quando estiverem a fazer as vossas bolas para evitar que cole)
  4. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal.
  5. Nas minhas mãos fiz bolas de massa do tamanho de bolas de golfe. Coloquei no papel vegetal. Opcionalmente podem pincela-las com azeite. Levei ao forno até dourarem ligeiramente (cerca de 20 minutos).
 

Para o molho de tomate:
  1. Num tacho largo levei ao lume a cebola com o azeite. Quando ficou mole adicionei o alho, a polpa, o tomate, a massa de pimentão, as ervas aromáticas, o açúcar e temperei com sal. Deixei cozinhar cerca de 10 minutos.
  2. Retirei o molho de lume e coloquei nele as almondegas que entretanto estavam prontas. (nota importante: não levem novamente ao lume a ferver as almondegas no molho, pois elas podem desintegrar-se; se precisarem de aquecer, façam-no no micro-ondas ou no tacho sem deixar ferver).




Bom apetite!

0 Comentários