Esparguete de curgete com salmão fumado e queijo fresco em molho proteico de queijo quark (fit; lowcarb)




Não é novidade que salmão fumado e queijo fresco se combinam na perfeição. Também não é novidade que acompanhados com um bom prato de massa e envolto de um bom molho branco, é um prato dos deuses. Ainda bem que alguém, algum dia, os resolveu juntar!
O problema é que eu não como um prato cheio de massa!!! Como massa, sim, mas só um bocadinho para acompanhar, um prato cheio de massa não é para mim, já ficava sem poder comer sobremesa e não gosto nada de ter de a dispensar. Ora, este problema resolve-se facilmente: massa de courgette fica lindamente nesta situação.


Para fazer esta deliciosa refeição ainda tive de resolver o problema do molho. Há inúmeras formas de fazer um molho saudável e pouco calórico que combine bem nesta situação, estou a lembrar-me do molho branco de couve flor, receita que podem ver carregando👉AQUI, mas neste dia o tempo que tinha não dava para isso. Era sábado de manhã, gosto de ir ás compras, ao mercado, ao cabeleireiro, enfim, não se pode ter tudo e o almoço teve de ser rápido. Até era costume fazer pizza ao sábado, mas o meu filho mais velho não está cá e eu tenho desleixado esse hábito. Decide-me por um molho proteico, super rápido de fazer e que já fez um brilharete em varias situações, nomeadamente nos meus workshops. Sempre que o mostro, é um encanto para quem prova. Trata-se de uma espécie de maionese feita com queijo quark e mostrada Dijon. Fica absolutamente fantástico.
Posto isto, já perceberam que esta é uma refeição rápida, prática, apta para quem está de dieta, para quem treina, para quem não faz nada😉, e ainda é super mega deliciosa.


Ora, eu não fui treinar neste dia, como já deu para perceber, mas a minha filha Camila foi. De resto, ela treina quase todos os dias. Por isso escolhi queijo fresco skyr Santiago natural, 0% matéria gorda e rico em proteína para acompanhar o salmão. Este é uma excelente alternativa não só para quem pratica desporto e precisa de reforço de proteína, como também para quem procura perder peso ou apenas manter a linha como eu.




Para melhorar a apresentação e o nível nutricional da minha refeição, ainda o acrescentei de ervilhas. Ao contrário daquilo que muitas pessoas pensam, as ervilhas são uma excelente fonte de proteína e não só. São uma leguminosa que comemos fresca, carrega de fibras, proteína como já disse, vitaminas do complexo B e minerais como o potássio, fosforo e ferro. Por tudo isto, uma mão cheia de ervilhas em cada prato sabe bem e faz ainda melhor!!!

Posto isto, vamos á receitinha.


Vão precisar de:
(serve 3 pessoas)
  • 3 curgetes pequenas cortadas em esparguete num espiralizador
  • sal, alho granulado e orégãos secos para temperar o esparguete (uso da Chaparral)
  • 150g de salmão fumado
  • 3 queijos frescos skyr natural e 0% matéria gorda da Santiago
  • 1 embalagem queijo quark natural Santiago (200g)
  • 1 colher de sopa de mostarda Dijon
  • 1 colher de sobremesa de azeite
  • 1/2 colher de café de pimentão doce ou paprika
  • 1/2 colher de café de gengibre seco (opcional)
  • 1 colher de café de alho granulado (ou alho picadinho)
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 1/2 chávena de ervilhas cozidas
  • manjericão seco q.b.
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Passei as curgetes no espiralizador , coloquei numa tigela, temperei com sal, alho em pó e orégãos, tapei com pelicula aderente e levei ao micro-ondas 8 minutos, parando a meio do tempo para misturar.
  2. Ao queijo quark misturei a mostarda Dijon, o azeite, o pimentão doce, o gengibre, o alho, o sumo de limão e uma pitada de sal. Misturei bem.
  3. Parti os queijos e o salmão em pequenos pedaços.
  4. Escorri alguma da água que se formou no esparguete de curgete, misturei o creme de queijo quark, envolvi as ervilhas, os pedaços de queijo e salmão e servi com manjericão seco e fresco.


Bom apetite!






0 Comentários