Ensopado de tortilha com frango



Por aqui estamos num outono típico! Depois duma primavera no mínimo estranha, um verão que não aconteceu, finalmente parece que o outono veio como deve ser. Os dias são amenos, alguma nebulosidade, tem chovido um bocadinho, quase sempre de noite.
O que é certo é que a comida de conforto começa a apetecer. Até os tons dos alimentos parecem quer ser outros á mesa.



Fiz este estufadinho de legumes com uma sobra de frango. Ontem fiz quinoa com frango e para isso descongelei 3 peitos de frango. Apesar de pequenos, eram a mais para a refeição já que, como disse, era para juntar a quinoa, já por si rica em proteína. Deixei um para a refeição de hoje.
Esta conversa é para vos dizer que tenho aqui uma refeição para 3 a 4 pessoas feita com apenas 1 peito do frango. Não, não lhe falta proteína, porque tem feijão. O consumo de carne tem de ser diminuído, todos nós já sabemos disso, não me parece necessário estar sempre a escrever o mesmo. Para concretizar isto, muitas vezes opto por fazer as refeições completamente sem carne ou peixe, recorrendo ás leguminosas e a sementes ricas em proteína, outras vezes faço esta espécie de "racionamento" da carne. Três peitos de frango médios deram duas refeições para oito. Bom, eu como pouco, é certo, se comesse um bocadinho mais talvez só desse para seis, ainda assim, parece-me uma boa estimativa.


O segredo dum bom estufadinho, neste caso um ensopado, é o tempero. Tenho dito isto muitas vezes, nomeadamente nos meus workshops. Tenho tido a sensação que é uma das coisas que as pessoas mais têm dificuldade em fazer e também uma das que mais gostam de apreender. Temperar não é fácil e é muitas vezes os bons temperos que nos fazem ir aos restaurantes, que nos fazem dizer que a comida deste ou daquele lugar é boa.


Ervas aromáticas e condimentos são essências na cozinha. Variedade é o que sequer. Eu não uso pimenta, vocês sabem disso. para além do meu marido não poder comer comida com pimenta, eu apreendi com a minha mãe que a pimenta serve para disfarçar maus cozinhados. Não sei se isto é sempre verdade, mas é com certeza muitas vezes. Quando o produto é mau, põe-se pimenta e tudo para ficar 5 estrelas.

 

Este é então um (quase) vulgar ensopado bem temperado, não fosse o que usei para "ensopar". A ideia não é minha, atenção a isto!!! Usar tortilhas para fazer as vezes do pão é muito comum.
A minha intenção era fazer alguns "flatbread", a minha receita que podem ver carregando👉AQUI, depois partir em "nachos" e fazer assim o meu ensopado. Acabei por não fazer os "flatbread", porque tinha uma embalagem de tortilhas de milho aberta e precisava de ser consumida. De resto, ainda lá ficaram duas tortilhas para fazer amanhã.

E qual é a diferença entre usar pão ou um nacho para "ensopar" um estufadinho? Pouca, já que ambos são feitos de farinha, no entanto, as quantidades em peso de farinha são menores. E, se fizerem nachos com uma receita como a minha, que leva iogurte, estão a acrescentar mais proteína, cálcio, vitaminas, minerais, e não apenas farinha.


Vão precisar de:
(serve 3 a 4 pessoas)
  • 1 peito de frango medio/ grande cortado em bife (podem usar uma sobra de frango)
  • sal, alho em pó e pimentão doce para temperar o frango
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho picados ( ou 1 colher de chá de alho granulado)
  • 1 colher de chá de cominhos
  • 1 colher de chá de coentros secos 
  • 1 colher de chá de pimentão doce (ou paprika)
  • 50g (1/2 pacote) de polpa de tomate Guloso sem adição de açúcar, corantes nem conservantes
  • 1 colher de sopa de massa de pimento (uso Flor das Hortas)
  • 1/4 de colher de café de malaguetas trituradas (uso da Flor das Hortas) (ou flocos de piripiri)
  • 1 pimento vermelho cortado em cubos
  • 1 lata pequena de milho
  • salsa picada (cerca de 1/2 molho)
  • 100g de tomate cereja ou 1 tomate grande cortado em cubos
  • 1 colher de chá de orégãos secos (opcional)
  • sal
  • 1 lata de feijão encarnado (260g de peso escorrido)
  • 2 tortilhas de milho (ou "homemade flatbread" - receita saudável e proteica AQUI)
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Temperei os bifes de frango e grelhei numa frigideira anti aderente. Reservei.
  2. Num tacho largo salteei a cebola no azeite. Juntei o alho, os cominhos, os coentros secos e o pimentão doce. Misturei e deixei cozinhar 1 minuto.
  3. Adicionei a polpa de tomate, a massa de pimento, as malaguetas trituradas e sal. Voltei a misturar e a deixar cozinhar mais 1 minuto.
  4. Acrescentei o pimento vermelho, o milho e salsa picada grosseiramente. Misturei e juntei o tomate cereja (usei tomates pequenos de vaso). Reguei com cerca de 200ml de água, tapei e deixei cozinhar 4 a 5 minutos. Nessa altura provei e ajustei os temperos com um pouco mais de sal e orégãos (uma erva aromática que substitui muito bem o sal).
  5. Entretanto desfiei os bifes de frango e grelhei as tortilhas numa frigideira anti aderente até dourarem (cerca de 2 minutos de cada lado em lume médio).
  6. Juntei o feijão ao tacho, mais vez misturei bem, logo que ferveu adicionei o frango desfiado, novamente após levantar fervura acrescentei as tortilhas partidas em tiras e mais salsa picada. Servi de imediato.

Bom apetite!



0 Comentários