Esta é uma receita minimalista, pelo menos no que diz respeito ao "flatbread", se bem que o recheio também não é nada complicado.
Para começar, o que é o "flatbread"? É um pão achatado, feito essencialmente com farinha, água e sal, normalmente não fermentado. Dizem que é o pão mais antigo do mundo e até tem alguma logica de o ser. Inicialmente era cozinhado em pedras quentes e posteriormente em chapas também quentes.
A bases de pizza são descendentes dos flatbread, aí já muitas vezes fermentadas. O que é certo é que um flatbread é uma excelente e pouco trabalhosa base de pizza.
Bom, pizza e não só, dá para muito mais, wraps e quesadillas ficam maravilhosas feitas com ele. Para não falar dos nachos! Para mim esta é a melhor receita para fazer nachos.
Foi o que eu fiz. Fui à internet e procurei uma receita básica de flatbread, alterei a farinha para uma mais nutritiva e não só, também tratei de trocar alguma da própria farinha por um produto menos calórico, neste caso o iogurte grego. Não, não leram mal, conseguimos diminuir a quantidade de farinha usando iogurte, já que retiramos a água da receita básica e colocamos um produto com mais densidade, a água tem 1g/cm3 de densidade e o iogurte tem entre 1,028 a 1,033g/cm3. Depois usei azeite para dar alguma elasticidade (maciez) á massa, já que a queria bem esticadinha para o efeito que era. Se fosse para base de pizza não teria essa necessidade.
O segredo para fazer uma boa tortilha para quesadillas através dos flatbread está no esticar da massa. Eu encontrei uma forma de as deixar ótimas no que diz respeito à textura. Coloquei a massa ao alto nas minhas mãos e fui rodando e esticando, tal como se faz com as bases de pizza, mas aqui tentando deixar mais fino. Ora, para deixar mais fino e não partir a massa, os movimentos devem ser cuidados e o circulo não pode ser grande, pois vai ter muito peso.
Quanto ao recheio, esse é um dos mais simples e também um dos preferidos da minha família: espinafres salteados com queijo. Para ficarem com um sabor incrível e ser ainda mais fácil de fazer, usei queijo cremoso Alavão, um queijo de vaca de sabor suave que vem já no estado cremoso, como o nome indica. A grande vantagem é sem duvida o controle que temos na quantidade a usar. Como já está em creme, não temos tendência a exagerar nas quantidade, já que estamos a ver o resultado final logo ali.
Vão precisar de:
Base
- 2 chávenas (500ml no copo medidor) de farinha de espelta integral (usei bio)
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de sal
- 1 e 1/2 colher de sopa de azeite
- 1 chávena (250ml no copo medidor ou aproximadamente 200g ) de iogurte natural light
Recheio
- 300g cogumelos frescos
- 200g de espinafres baby
- 1 cebola
- 2 colheres de chá de alho em pó
- 2 colheres de chá de orégãos
- 1 embalagem de queijo cremoso Alavão (125g)
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
(fotos de confeção no fim)
- Para a base misturei os ingredientes secos. Juntei os restantes, azeite e iogurte, e amassei, primeiro com uma colher, depois com as mãos, até formar uma bola de massa muito maleável.
- Dividi a massa em 6 partes e estiquei cada uma em cima de papel vegetal dando a forma redonda. (Podem fazer com as mãos ou polvilhar com um pouco de farinha e fazer com o rolo da massa). Passei cada circulo para as minhas mãos e, colocando na vertical, deixem que a massa alongasse naturalmente, apenas com o esforço do seu próprio peso (ver foto abaixo)..
- Levei a uma frigideira 2 minutos de cada lado até ficar dourado nos dois lados.
- Para o recheio, piquei uma cebola e saltei-a numa frigideira com 1 fio de azeite. Quando translúcida, coloquei os cogumelos laminados, o alho em pó e os orégãos. Salteei por 4 a 5 minutos. Adicionei os espinafres e deixei que murchassem.
- Antes de envolver o queijo cremoso escorri bem algum liquido que se tinha formado. (Este passo é muito importante para não terem molho a escorrer quando estiverem a comer.) Finalmente misturei o queijo cremoso aos cogumelos.
- Dividi o recheio pelos flatbread e dobrei-os ao meio.
0 Comentários