Omelete ou tortilha francesa? Eis a questão! Todos sabemos a diferença para a tortilha espanhola, essa é feita à base de ovos, tal como a tortilha francesa e a omelete, mas leva batata frita misturada, mas entre as duas primeiras é mais difícil distinguir. Eu confesso que, na minha santa ignorância, achava que a diferença estava no enrolar ou apenas dobrar, ou seja, a omelete era enrolada e a tortilha francesa era apenas dobrada. Descobri que não. Tradicionalmente uma omelete é feita apenas com ovos, não leva outros ingredientes na sua própria confeção, sendo os ovos apenas amaciados com leite ou natas e tempero de sal, podendo ser recheada como eu aqui fiz. Já a tortilha francesa, essa sim, pode levar legumes, enchidos, queijo, etc. Basicamente, quando nós dizemos que fizemos, por exemplo, uma omelete de queijo ou uma omelete de fiambre, estamos na realidade a fazer uma tortilha francesa.
Bom, termos à parte, uma omelete é sempre uma omelete e fica sempre bem quando não sabemos o que fazer para a refeição. Eu ando assim, um bocadinho preguiçosa de pensamento, não me apetece pensar no que vou fazer.
Esta rica omelete, bem recheada de requeijão natural e proteico, com a frescura da rúcula e do abacate, revelou-se um almoço "5 estrelas" para mim e para o meu marido. É que não fiz qualquer tempero ao recheio, coisa nada habitual em mim. Gosto de temperar tudo muito bem, dá-me uma sensação de saciedade mais rápida e prolongada, mas hoje deixei que o requeijão, junto com os ovos, fossem o próprio tempero dos legumes. Ficou uma delicia!
Vão precisar de:
Omelete
- 4 ovos
- 4 colheres de sopa de leite
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de alho em pó
- 1 pitada de salsa seca
- 1 fio de azeite
- 100g de requeijão natural rico em proteína Saloio
- 1 mão cheia de rucula
- 1/4 de abacate maduro
- algumas gotas de sumo de limão.
- Para a omelete, bati bem todos os ingredientes, á exceção do azeite, com a ajuda de um garfo.
- Pus uma frigideira anti aderente ao lume untada com o azeite. Quando quente, verti a mistura de ovos e, em lume brando e tapado, deixei cozinhar até o lado virado para mim não apresentar ovo cru.
- Entretanto descasquei e parti o abacate, polvilhei-o com gotas de sumo de limão.
- Retirei a omelete do lume para o prato, deixando apenas escorregar, preenchi metade com o requeijão esfarelado, a rúcula e o abacate. Dobrei o lado vazio sobre o recheado.
- Decorei com pimenta rosa e salsa fresca picada.
Bom apetite!
2 Comentários
Olá, hoje experimentei esta receita com a pequena alteração do requeijão, coloquei queijo cotage... e hummm que resultado... Obrigada pelas dicas, têm sido fantásticas...
ResponderEliminarObrigada
Boa noite! Que bom que gostou, fico muito feliz! Excelente escolha, o queijo cottage deve ter ficado lindamente.
ResponderEliminarEu é que lhe agradeço a atenção que me dá e também o trabalho em vir aqui escrever. Sou-lhe muito agradecida.