Salteado de legumes e bacalhau à Brás (lowcarb)


Eu até ia fazer o meu habitual Bacalhau à Brás feito com couve lombarda, receita que pode ver carregando👉aqui, mas quando a minha filha Camila anda pela cozinha as ideias brotam como flores na primavera.
Por acaso até fui eu a começar. Tinha comprado uma embalagem de cenoura ralada, não é habitual, eu ralo a cenoura em casa, mas precisava daquele efeito de fios grandes de cenoura para uma receita dos meus próximos workshops, pelo que tive mesmo de comprar. Como tinha sobrado, disse que ia colocar no bacalhau. As senhoras aí em casa fazem muitas vezes assim e mandam-me fotos, pelo que eu achei que era a altura certa para experimentar. Foi então que a Camila começou a dizer: "Ó mamã, também tens ali curgete que a D. Idalina trouxe e uma delas até está a meio. Ela também trouxe pimentos, não queres usar? Eu acho que ia ficar giro." E pronto, lá segui as ideias dela e, em vez dum Bacalhau à Brás, surgiu legumes à Brás com bacalhau. Tenho a dizer que fez muito sucesso nos homens da casa.

Para esta receita podem usar os legumes que quiserem, sobras ou não. O que interessa é a variedade e não fazer gastos, já que o bacalhau já é bem caro.



Deixo-vos uma foto do meu habitual Bacalhau à Brás feito com couve lombarda, a receita que inspirou esta.


Vão precisar de (serve 5 a 6 pessoas):

  • 2 postas de bacalhau demolhado, cozido e livre de pele e espinhas
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados (ou 2 colheres de chá de alho granulado)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1/4 couve lombarda cortada em juliana 
  • 100g de cenoura ralada
  • 1/2 pimento vermelho cortado em tiras
  • 2 curgetes pequenas raladas
  • 1 colher de chá de cominhos
  • 1 colher de sopa de massa de pimento (ou vinhas de alho; uso da Flor das Hortas)
  • 1/2 colher de chá de malagueta triturada (uso da Flor das Hortas)
  • salsa picada
  • 3 ovos batidos

Confeção:
  1. Salteei a cebola e o alho no azeite até a cebola estar translúcida. 
  2. Juntei a couve e deixei cozinhar até murchar. 
  3. Adicionei o pimento, a cenoura ralada, temperos e voltei a deixar cozinhar até ambos murcharem (2 minutos). Finalmente acrescentei a curgete ralada e o bacalhau.
  4. Misturei tudo, deixei levantar fervura para apurar sabores, retirei do lume e envolvi os ovos batidos.
  5. Servi com salsa picada e azeitonas. 




1 Comentários