Popularizadas por uma cadeia de restaurantes de pizza, são muitas as versões deste prático formato de pizza na blogosfera.
Concebido para servir em jeito de entrada, que é o mesmo que dizer "comer com a mão" como se de pão se tratasse, esta pizza que parece uma complicação de fazer, é na realidade super mega fácil e eu vou explicar-vos tudo neste post.
Para fazer a minha coroa de pizza usei uma vulgar massa de pizza feita com espelta. A massa foi levedada com a finalidade de ficar leve e fofo. As quantidades que vos dou são para farinha de espelta integral pelo que poderá haver alterações na quantidade de água se fizer com farinha não integral.
Para o recheio usei a mesma mistura que fiz para os "bites arvore de natal", receita publicada nas redes socias facebook e instagram nas vésperas do natal do ano passado. Trata-se de uma combinação infalível de espinafres, cogumelos e queijo. Ora, é mesmo o queijo que aqui vou destacar.
Usei para fazer esta pizza, da mesma forma que uso para fazer as "pizza roll", o queijo cremoso da Saloio, neste caso o queijo Alavão cremoso. A vantagem da utilização do queijo cremoso neste tipo de pizzas é o facto de ser para barrar e criar facilmente uma base uniforme que vai "agarrar" os restantes ingredientes, de resto, á semelhança do que fazemos com o molho de tomate num recheio mais tradicional.
Não podemos é confundir queijo creme com queijo cremoso, não é a mesma coisa. Queijo creme é um queijo que se assemelha a iogurte, enquanto o queijo cremoso é queijo "normal" mas que está "derretido", ou seja, já o compramos no estado cremoso. Basicamente temos todo o sabor dum queijo normal no formato creme.
Como vocês vão poder verificar, seja quando estiverem fazer a vossa própria coroa de pizza, seja pelas fotos de confeção lá em baixo, torna-se difícil fazer um recheio volumoso com ingredientes soltos como é o caso de queijo ralado. O "anel" que temos para rechear é estreito e temos de fazer os recheios em "altura", pelo que é muito mais fácil usar o queijo cremoso, e uma já "pasta" pronta de ingredientes, do que colocar ali mesmo uns por cima dos outros.
A primeira vez que fiz esta receita foi para o jantar de "mitos" das escoliadas, colégio de Albergaria, e foi um sucesso! Repeti cá em casa para nós e fiz duas em vez de uma só grande.
Vão precisar de:
(ingredientes são para 2 pizzas; cada pizza serve 16 mini fatias)
Base
- 500g de farinha de espelta integral
- 8g de fermento padeiro seco
- 300ml de água morna (40ºC)
- 1 colher de chá de sal
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados (ou 1 colher de chá de alho granulado)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 300g de cogumelos frescos laminados
- 200g de espinafres baby
- 1 embalagem (125g) queijo Alavão cremoso
- 100g de queijo ralado (opcional; podem usar outra embalagem de Alavão cremoso)
- 1 ovo batido para pincelar
(fotos de execução em baixo)
Recheio
- Misturei o fermento na água morna. Reservei por 10 minutos em local quente e tapado para que o fermento fique ativo. (Nota: tenham atenção á temperatura da água, pois água muito quente "mata" o fermento e água fria não ativa o fermento. A temperatura ideal é entre os 37 e os 45ºC.)
- Numa tigela misturei a farinha com o sal. Abri uma cavidade e despejei nela a água com o fermento ativo. Amassei bem com as minhas mãos até formar uma bola de massa. Esta massa é maleável e não cola ás mãos.
- Untei a tigela com azeite, coloquei a bola de massa, tapei com um pano e reservei em local quente durante 1 hora para que cresça. A massa vai dobrar de volume.
Montagem
- Pus o forno a aquecer a 220ºC.
- Retirei a massa para uma superfície enfarinhada, "dobrei-a" em vários sentidos para lhe retirar o ar e voltei a formar uma bola. Dividi ao meio para fazer 2 pizzas.
- Com a ajuda do rolo da massa, estiquei cada uma das metades de massa em circulo. Com a ajuda duma tampa de um tacho pequeno, marquei um circulo ao meio. Nesse circulo interior cortei 8 triângulos (ver fotos abaixo).
- Dividi o recheio ao meio e espalhei cada metade no anel exterior do circulo. Também espalhei o queijo ralado. Peguei nas pontas de cada triangulo e sobrepus sobre o recheio até á borda do anel.
- Pincelei com ovo batido. Levei ao forno, zona mais baixa, por cerca de 30 minutos (ou até dourar).
0 Comentários