Eu adoro tomate recheado, mais que pimentos, e este é recheio que agrada a toda a família. Eu prefiro um recheio só de legumes e queijo, mas o filho mais velho e o marido dizem que isso é só aperitivo😉
O que gosto particularmente nesta minha receita e aproveitar todo o fruto, ou seja, todo o tomate é aproveitado, até mesmo o liquido que liberta quando estou a limpar por dentro. Tudo vai para o refogado de carne.
Esta é também uma refeição leve sem no entanto deixar de ser nutricionalmente equilibrada. Tem tudo, tem muito sabor, sem estragar qualquer dieta.
- 6 tomates grandes (tinham cerca de 1,6kg)
- 600g de peito de frango picado*
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de chá de cominhos em pó
- 1 colher de café de pimentão doce (uso da Chaparral)
- 1 colher de sobremesa de orégãos secos (uso da Chaparral)
- sal
- queijo ralado para gratinar
- 1 colher de sopa de azeite e 2 de molho de tomate para o fundo da assadeira (opcional; podem usar um pouco do molho do recheio do tomate)
*Eu pedi no talho para picar peito de frango. Podem picar em casa, cortando os peitos em bife, depois em tiras finas como se fosse "strogonoff" e depois em pequenos cubos.
Nota: Podem acrescentar azeitonas, pimento, milho,... Também fica bem com um pouco de noz picada junto com o queijo. É só usar a imaginação e usar o que há no frigorifico.
Nota: Podem acrescentar azeitonas, pimento, milho,... Também fica bem com um pouco de noz picada junto com o queijo. É só usar a imaginação e usar o que há no frigorifico.
- Pus ao lume uma frigideira larga com a cebola, o alho e o azeite. Quando moles acrescentei a carne, os temperos e deixei cozinhar até que ela se solte e não haja sinais de carne fresca.
- Entretanto abri e retirei a polpa aos tomates. É muito fácil e só têm de seguir as fotos em baixo. Depois de tirar um topo fiz um golpe fundo em cruz. Com a ajuda da faca soltei um pedaço de um dos lados (o mais difícil de sair é o primeiro pedaço) e depois fui retirando mais. No fim usei uma colher para que o tomate fique limpinho e para evitar que a faca fure a superfície do tomate.
- Parti a polpa dos tomates em pequenos pedaços e juntei á carne, assim como todo o liquido que o tomate larga. Deixei cozinhar até não ter liquido.
- Pus o forno a aquecer a 200ºC.
- Dividi o molho de carne pelos tomates, polvilhei com queijo ralado e levei ao forno a assar até o queijo estar gratinado.
Bom apetite!
5 Comentários
Olá, Bom dia Guardei a receita e vai ser o meu Almoço. Depois partilho foto.
ResponderEliminarObtigada por disponibilizar a receita 🥰
Boa noite!
EliminarEspero que goste e espero também ansiosa pela foto.
Eu é que tenho a agradecer a atenção.
Olá
ResponderEliminarOnde compra a farinha de espelta e de coco?
Boa noite Cris!
EliminarA farinha de espelta compro no supermercado Lidl. Têm 3 variedades. A que uso mais frequentemente é a integral. Para pães fermentados gosto da 1050.
A farinha de coco compro nos supermercados continente, zona biosaudavel.
Boa noite que queijo ralado uteliza
ResponderEliminar