Oreos "homemade" saudáveis (sem glúten; sem açucar; vegan)




E cá estão elas! As famosas bolachas pretas, tão queridas por pequenos e graúdos, numa versão simples e saudável!
Alguns de vocês que falaram comigo após a minha partilha da Tarte de lima com base de oreo caseira sabem que eu já tinha uma receita minha de bolacha oreo, o que eu não tinha era um creme que achasse que estava ao nível da bolacha. Tive alguma dificuldade em acertar num creme sem usar açucar refinado ou então gorduras saturadas. É que são estes dois "produtos" que por norma tornam os cremes enrijecidos, contudo, nada saudáveis e que eu dispenso usar na minha alimentação e na da minha família. Sim, também estou a falar do óleo de coco, é exatamente o mesmo que a manteiga ou outros óleos no que diz respeito a gorduras saturadas. A única vantagem que tem é ser mais resistente ao calor. Este é um assunto que já me cansa falar aqui no blogue de tantas e à tanto tempo que o faço. Se uso óleo de coco? Uso sim senhor. Não gosto do sabor da manteiga, apenas de manteiga de leite de cabra (manteiga branca) e, por isso, o óleo de coco é uma alternativa quando não é possível usar o azeite. Por exemplo, para fazer chocolate em casa, e porque não tenho onde comprar manteiga de cacau, a alternativa que tenho é óleo de coco, o produto a que tenho acesso que me permite fazer chocolate em casa. Isto não invalida que eu deixe de saber que estou a usar uma fonte de gorduras saturadas que prejudicam a saúde, a circulação sanguínea e o coração, para não falar na quantidade de calorias, nem tão pouco retira a minha posição quando estou a elaborar as minhas receitas, óleo seja ele de coco ou qualquer outro só em último caso.
Ora, como estava a dizer, para fazer um creme idêntico ao das oreos tradicionais não temos muitas hipóteses, ou usamos açucar nem batido ou o óleo de coco. Arranjar uma solução para isto foi o meu "dilema".
Não é propriamente daquelas questões que o estudo ajude, que uma equação química resolva, não é mesmo por aí. Neste caso só mesmo experimentando com conhecimento prévio do comportamento dos ingredientes é que se consegue. É que até conseguimos um creme em condições de estar no meio da bolacha, o problema é ele parecer-se minimamente com os das oreos.
As primeiras bolachas que fiz não levaram qualquer creme, foram só simples para molhar no leite. Depois os meus filhos começaram a insistir para eu tentar um creme. Quando publiquei a dita tarte que mencionei em cima, algumas seguidoras também me pediram.
Eu fiz duas tentativas, embora só tenha fotografado a segunda, esta que aqui está. Curiosamente adorei a primeira: é menos calórica e mais acessível economicamente. O creme é ligeiramente mais mole, ainda assim, muito pouca diferença e até fica mais branquinho.
Deixo ao vosso critério a escolha, na esperança de ver as duas formas feitas por quem tentar a minha receita.
Quanto á bolacha em si, não há muito a dizer. A farinha que usei, o trigo sarraceno, é uma das farinhas mais proteicas no mercado corrente. Eu tenho comprado no intermarché.
 O café em pó a que me refiro, descafeinado no meu caso já que não bebo café e só tenho em casa capsulas para quando tenho convidados (o marido bebe café fora para eu não sentir o cheirinho😉😊), é instantâneo, pelo que podem trocar por descafeinado ou aquelas cevadas que sabem a café. É apenas para dar aquele sabor meio amargo que a bolacha oreo tem. Podem provar a vossa massa e ver se querem um bocadinho mais amargo e colocar mais uma pitada de café.


Antes de ir á receitinha…
Sabe como comer uma oreo?
"-Papá, vou explicar-te como se come uma oreo.
Atenção, é muito complicado.
Primeiro giras, depois lambes, hummmmm
Não és obrigado a dizer humm, mas eu não posso evitar
Depois mergulhas no leite e depois comes"
-"Posso tentar?"
-Não, ainda não estás preparado"
Quem se lembra disto?

Vão precisar de:
Bolacha
  • 120g (1 caneca/ 250ml no copo medidor) de farinha de trigo sarraceno (ver nota*)
  • 50g (1/2 caneca/ 120ml no copo medidor) de cacau em pó
  • 1 colher de sobremesa de café ou descafeinado instantâneo ou cevada (em pó; opcional) 
  • 1/4 de colher de chá de fermento em pó
  • 75ml (5 colheres de sopa) de agave ou mel ou xaropes/ geleias adoçantes
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de iogurte natural grego ou vegetal (ou mais azeite)
  • 4 a 6 colheres de sopa de água
Nota:
*Podem substituir por farinha de aveia ou de espelta na quantidade de 100g.

Recheio (são 2 opções de recheio, ambas saudáveis; só tenho fotos da primeira opção que foi a que deu origem ás fotos finais, a outra opção testei mas não fotografei - foi a minha preferida😊)

1ª opção:
  • 40g (1/4 de caneca) de cajus crus
  • 1 colher de sopa de iogurte natural (grego ou vegetal) ou creme de coco ou leite de coco sólido ou queijo creme
  • 2 colheres de sopa de agave ou mel
  • 1 colher de sopa de óleo de coco ou manteiga branca (opcional)
Ou 
2ª opção:
  • 8 colheres de sopa de iogurte natural (grego ou vegetal)
  • 3 colheres de sopa de farinha de coco
  • 2 colheres de sopa de agave ou mel
Confeção:
(fotos no fim)
Creme:

  1. Para a 2ª opção misturei os ingredientes de coloquei no frigorifico enquanto fiz a bolacha.
  2. Para a 1ª opção, pus os cajus a demolhar num copo com água por 10 horas (6 no mínimo).
  3. Escorri-os, juntei os restantes ingredientes e triturei bem com a varinha mágica. Não fica logo cremoso, é preciso insistir uns minutos (podem fazer no processador de alimentos). Reservei no frigorifico enquanto fiz a bolacha.

Bolacha


  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC. 
  2. Numa tigela misturei bem os ingredientes secos. Juntei os líquidos e misturei bem. Amassei com a minha mão até ter uma bola.
  3. Com a ajuda do rolo da massa, estendi a massa em cima de papel vegetal até estar bem fina.
  4. Com um copo de abertura estreita (diâmetro pequeno) fiz rodelas pressionando com força e precisão. A massa que ficou entre as primeiras rodelas, voltei a amassar, a esticar e fazer mais rodelas.
  5. Levei ao forno por cerca de 6 minutos (se ficarem mais altas que as minhas deixem 7 a 8 minutos).
  6. Deixei arrefecer e coloquei 1 colher de café de creme entre duas rodelas de bolacha.

 

 









Tão simples, tão bom!



2 Comentários

  1. Olá Sandra, gosto muito das suas receitas e do seu esforço para confeciona- las de forma saudável. No entanto (e não interprete isto como critica) não concordo consigo quando enfatiza que a gordura saturada faz mal. A gordura saturada não aumenta o colesterol mau, isso já foi cientificamente comprovado. Os hidratos de carbono em excesso, esses sim, causam o aumento de triglicéridos. Sei que durante muitos anos foi o que ouvimos, mas a medicina está em constante evolução e felizmente que sim. Obviamente que não é para comer 1 pacote de manteiga por dia, porque mesmo que um alimento seja saudável, tudo em excesso é prejudicial. Eu uso manteiga, banha de porco e óleo de coco para confecionar os meus pratos e os meu colesterol mau baixou de 400 para 150. Deixei os hidratos de carbono refinados, priorizo os complexos, mas sem exageros também. Deixei de consumir óleos vegetais refinados e margarinas e comecei a usar a gordura saturada, que é mais estável e não é inflamatoria ao contrario das outras. A exceção das saturadas é o azeite extra virgem, que uso para tempero no prato apenas.
    Espero que não se zangue comigo, mas passamos anos a ouvir o contrário e a nossa mente parece que fica "formatada" para acreditar naquilo que sempre ouvimos.
    Alguns medicos ainda seguem essas ideias antigas, pois foi o que aprenderam na faculdade, mas felizmente que a nova geração já está mais atualizada.
    Gosto muito do seu blog e sou seguidora.
    Beijinhos e continuação de bom trabalho 💗

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra eu fiz a sua receita pois o meu filho de 2 anos e meio adora oreos e gostava de lhe poder dar umas bolachas o mais saudaveis quanto possivel, mas depois de fazer achei que não ficaram crocantes, ficaram mais pro humidas. fui eu que errei alguma coisa ou e mesmo assim? obrigada

    ResponderEliminar