Em nenhuma das repetições fiz a receita igual, testei outras farinhas e uma versão sem glúten, esta que aqui têm. Pequenas alterações, pouco significativas mas importantes nos bolos anteriores por serem em tamanho XL.
O primeiro foi então para comemorar os 60 anos do meu marido. É uma data especial, um numero redondo e quis fazer um bolo bem ao gosto dele.
Eu sou mais "atrevida" que o meu marido. Gosto de estar sempre a experimentar coisas novas, a arriscar, sentir novos sabores. O meu marido é muito mais tradicionalista. Um bom bolinho para ele é como este, textura aparentemente seca que não empanturra na boca.
Quem ler isto deve estar a ficar com pena dele! Pois… não é fácil comer aqui em casa, já que eu detesto monotonia, em especial no que diz respeito ao que comemos. Ele lá se vai adaptando. Anda á 22 anos a adaptar-se😂😂 É isso mesmo que estão a pensar, somos casados á 22 anos, o que quer dizer que já não há muito a estranhar um no outro.
Como já disse fiz pequenas alterações, talvez ajustes seja o termo correto, já que não fiz um bolo tão grande como o anterior. Foi outro sucesso! Não sobrou nem uma migalhina! E eu que pensei que iria conseguir tirar umas fotos á fatia que sobrasse…
Este é então um bolo paleo, sem glúten (ou não), muito fácil de fazer, e que hoje usei ameixas como fruta. Usar a fruta da época é sempre uma prioridade, desta vez foram as ameixas pretas as eleitas. Também fiz um crumble diferente, usando a própria massa do bolo. Não fiz qualquer crumble para o de morangos e mirtilos e para o do meu marido fiz um simples de flocos de aveia, amêndoa e açucar mascavado.
Não posso passar á receita sem antes vos dizer que este bolo que aparenta ser sofisticado e demorado de fazer, é na realidade facílimo. Para terem uma ideia eu preparei-o na hora do almoço, enquanto o peixe para a nossa refeição estava no forno a assar, e aproveitei o forno quente para assar o bolo logo de seguida. Quando terminei de almoçar o bolo estava pronto!
Vão precisar de:
- 2 canecas (500ml no copo medidor ou 200g) de farinha de amêndoa (amêndoa triturada em farinha)
- 1 caneca (250ml no copo medidor ou 120g) de farinha de trigo sarraceno*
- 1/4 de caneca (60ml no copo medidor ou 28g) de farinha de coco
- 2 colheres de sopa de farinha de linhaça**
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- 6 colheres de sopa de iogurte grego natural (light) ou puré de maça***
- 12 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram****
- 3 ovos
- 120ml de leite que prefiram (pode ser necessário mais 30ml)
- 1 colher de sopa de azeite
- baunilha ou canela para aromatizar (cerca de 1 colher de chá)
- 3 ameixas vermelhas
- 5 colheres de sopa da massa preparada para o bolo
- 1 colher de sopa de açucar mascavado ou de coco ou "brown sugar" ou mel ou agave
- 6 colheres de sopa de flocos de aveia ou mais farinha de amêndoa
- 2 colheres de sopa de azeite
*Como disse na introdução já fiz este bolo outras vezes e esta farinha foi uma das alterações. Fiz com farinha de aveia e com farinha de espelta. A medida é 1 caneca. Também podem usar mais farinha de amêndoa.
**Obrigatório apenas se usarem todas as farinha sem glúten. Exemplo: amêndoa + trigo sarraceno + coco
***Neste bolo usei iogurte grego, nos anteriores puré de maça.
****Usei 120 gotas de stevia liquida; nos anteriores foi mel e "brown sugar"
Confeção:
(fotos no fim)
- Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei com papel vegetal e untei uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro.
- Numa tigela misturei os ingredientes secos (7 primeiros ingredientes). Noutra tigela bati os líquidos: iogurte grego (ou puré de maça), adoçante, ovos, leite, azeite e baunilha.
- Verti a mistura de líquidos sobre a de secos e misturei. Como a massa estava difícil de misturar, acrescentei mais 30 ml de leite. Este passo é dependente das farinhas que usarem. A massa a obter é bastante densa (ver foto).
- Retirei 5 colheres de sopa rasas desta massa para fazer o crumble. Verti a restante sobre a forma e alisei.
- Parti as ameixas em pequenos pedaços e espalhei em cima do bolo.
- Á massa reservada acrescentei os restantes ingredientes do "crumble" e misturei bem. Espalhei a massa obtida por cima da ameixa.
- Levei ao forno por 30 a 35 minutos (este bolo teve 35 minutos).
- Deixei arrefecer antes de desformar.
Tão simples, tão bom….
0 Comentários