Base para pizza saudável; "fit", sem glúten (com farinha de trigo sarraceno e iogurte grego)







"A pedido de várias famílias…" Ora aqui está uma expressão que não costumo usar e que cabe na perfeição nesta receita.
 Depois da base saudável e pouco calórica que fiz na semana passada, com uma textura rustica mesmo a parecer uma pizza tradicional feita em forno de lenha, que podem ver a receita carregando👉aqui, houve muitas pessoas que me perguntaram se podiam fazer com uma farinha sem glúten. Eu não gosto de falar do que não sei e realmente é necessário estudar e testar para que quem vai em casa fazer não fique mal na hora da refeição. Pelo menos eu é assim que trabalho. Claro que há a tentação de dizermos a quem nos pede como é que podem fazer a sua experiencia, já que quem está deste lado como eu tem mais noção do que é necessário fazer para que as receitas resultem, ainda assim, há situações arriscadas e esta é uma delas.
Eu comprometi-me que durante esta semana estudava e testava a receita sem glúten. Não podia ser doutra maneira. Sabem porque? Porque há crianças alérgicas ao glúten que têm dificuldade em conseguir comer uma pizza como qualquer um de nós. Não é que nunca tivesse pensado nisso, mas nunca ninguém me tinha posto as coisas desta forma: "Por favor, gostava muito de ter uma receita assim mas sem glúten. O meu filho é alérgico e nunca podemos comer uma pizza como qualquer família." Quem consegue dizer que não a uma mensagem destas?!
 Não é que não haja receitas sem glúten por tudo quanto é sitio para os seus pais fazerem, mas muitas vezes são demoradas e obrigam as massas a descansar.
Até nem foi difícil. Mais uma vez recorri a uma receita de galette que fiz à algum tempo com trigo sarraceno para e servir de base, fiz alguns ajustes tendo em conta a da semana passada e acabou por não ser daquelas que dá imenso trabalho, noites a estudar.

No meio das "experiências" acabaram por sair duas pizzas para nós cá de casa. Uma delas é provavelmente um dos meus recheios preferidos: queijo fresco e figos! A receita virá num post seguinte para evitar "confusão" neste.

Para 1 pizzas média (8 fatias idênticas á da foto) vão precisar de:
  • 1 caneca (250ml no copo medidor ou 120g) de farinha de trigo sarraceno
  • 2 colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • sal
  • 3 colheres de sopa de iogurte grego (light)
  • 80ml de água fria
Recheio da foto é o tradicional de molho de tomate, tomate fresco, fiambre de frango e mozarela.

Nota: Locais onde já comprei a farinha de trigo sarraceno: Intermarché, Jumbo, lojas celeiro

Confeção
(Fotos no fim; as fotos são da receita a dobrar)
  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC. 
  2. Numa tigela misturei bem os secos: farinha, amido, fermento e sal.
  3. Acrescentei o iogurte e misturei com uma colher. 
  4. Fui juntando a água, aos poucos, e amassando, primeiro com a colher e depois com as minhas mãos. Pode ser necessário mais ou menos um pouco de água, é sempre dependente do tipo de moagem da farinha. Formei uma bola com a massa.
  5. Coloquei a bola de massa em cima de papel vegetal e estiquei com os meus dedos. Se tiver a colar muito aos dedos podem "molha-los" em água ou azeite (fiz numa para vos mostrar como é fácil).
  6. Furei toda a superfície com um garfo e levei ao forno 12 minutos.






Prático, simples e saudável!







2 Comentários

  1. Obrigado, pois eu sou intolerante ao glúten,vou fazer....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Vai gostar com certeza, fica ótima. Houve muitas pessoas que fizeram quando publiquei a 1ª vez, com os mais diversos recheios, ninguém ficou descontente.

      Eliminar