Tiramisu (quase) original (saudável; fit; proteico; sem açucar)





Pessoas que como eu gostam de fazer sobremesas, que gostam de comer sobremesa todos os dias, andam sempre à procura das que são míticas, daquelas que se fazem um pouco por todo o mundo. O tiramisu é sem duvida uma delas.




Eu já fiz varias versões, algumas delas publicada aqui no blogue e podem ver carregando aqui e aqui e aqui, no entanto, há muito tempo que não comia um tiramisu original, ou melhor, que me soubesse ao original.
Quando decidi faze-lo comecei por fazer uma pequena pesquisa na net. Se para fazer palitos de la reine saudáveis é um verdadeiro desafio, desafio esse que não encontrei solução em nenhum dos post que vi, substituir o mascarpone não lhe ficou atrás.



Não foi à primeira, nem sequer à segunda tentativa que lá cheguei, seja aos palitos, seja ao substituto do mascarpone, mas, e como diz o velho ditado, à terceira é de vez.

A pergunta que se impõe é: porque é que eu quero substituir o mascarpone? Ele não é um simples queijo? Não é saudável? A minha pesquisa esteve direcionada para obter esta resposta, tanto para mim, como para vos aqui dar.

O que acontece é que o mascarpone, aquele queijo maravilhoso e cremoso, tem uma grande percentagem de gordura. Em média têm 47g de lípidos (gorduras), das quais 22g são lípidos saturados (gorduras saturadas). Para terem uma ideia, em 100g de queijo marcarpone há, em média, 440kcal. Sabendo que para fazer esta sobremesa iremos precisar duma embalagem de 500g, façam as vossas contas de quanta energia não é só no queijo, que naturalmente não vai estar sozinho na sobremesa, é preciso adoçar, etc, etc.

Ora, eu quando vi estes valores perdi completamente a vontade de fazer o meu tiramisu com ele, mesmo que o fosse usar em pequena quantidade e misturado com outro produto. Eu adoro queijo e até é produto a que eu não me importo de "abusar" nas calorias, mas não numa sobremesa, isso fica guardado para a refeição principal.
Resolvi então tentar com requeijão. Optei pelo requeijão natural da Saloio, rico em proteína. Este é um requeijão que, em termos de sabor, não foge muito aos queijos cremosos. Para terem uma ideia da diferença de valores em termos nutricionais, o requeijão natural da Saloio rico em proteína tem 100kcal por 100g; tem 5,1g de lípidos dos quais 3,4 são saturados. Isto quer dizer que, e fazendo a comparação com os dados que dei em cima, o mascarpone tem 9 vezes mais quantidade de lipídios; são 4 vezes mais calorias.

Claro que não conseguiria dar a cremosidade necessária ao tiramisu só com requeijão, teria de lhe acrescentar um "creme" do tipo natas. É aí que entra o nosso querido queijo fresco batido 0% mat. gorda, sempre pronto a salvar as minhas sobremesas.



A partir daqui, da escolha dos ingredientes, foi uma questão de acertar na proporção certa para ter o sabor pretendido. Este foi o desafio da segunda tentativa.

Toda a confeção desta sobremesa foi feita nos moldes da tradicional, sem pôr nem tirar. Apenas os ingredientes mudaram. São muitas as versões de tiramisu nos dias de hoje, como já referi em cima, eu própria já fiz várias, mas este pretendia ser um original, embora saudável e pouco calórico. Entendo que para ser original tem de ter o mesmo método de confeção, pelo que cumpri à risca toda a técnica, usei os ovos crus, tal como na receita original.
Aqui o têm.



Vão precisar de:
Bolo (versão saudável de palitos de la reine)
  • 150g de tâmaras secas
  • 3 ovos (gemas separada da clara)
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de farinha de espelta
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 250ml de café ou descafeinado
Creme
  • 1 (170g) requeijão natural de mistura de leite de vaca, cabra e ovelha Saloio 
  • 250g de queijo fresco batido 0% mat. gorda (queijo quark) ou natas batidas ou leite de coco batido em chantilly
  • 3 ovos (gema e clara separadas)
  • 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (mel, agave, açucar mascavado,...Usei stevia em pó)
  • cacau em pó q.b. (para polvilhar no fim)

Confeção:
(fotos no fim)
Bolo
  1. Forrei um tabuleiro de 20 por 30cm com papel vegetal (devem ter o cuidado de escolher um tabuleiro que tenha o dobro da área do recipiente(s) em que vão fazer a sobremesa, já que vão precisar de 2 camadas de bolo cortado em tiras). Pus o forno a aquecer a 170ºC.
  2. Pus as tâmaras a demolhar em 150ml de água quente por 15 minutos. Triturei em creme com a  varinha mágica, juntei as gemas dos ovos e voltei a triturar até estar um creme homogéneo e claro.
  3. Numa tigela coloquei a farinha e o sal. Juntei o creme de tâmaras e gemas e misturei bem.
  4. Bati as claras em castelo firme. Adicionei-lhe o fermento e bati 10 segundos em potencia mínima apenas para misturar (método que usamos nas pavlovas).
  5. Envolvi cuidadosamente as claras na massa anterior, verti no tabuleiro (vai ficar uma massa muito baixinha, não se preocupem, estão a fazer palitos) e levei ao forno 15 minutos. Retirei e deixei arrefecer por completo.
 
 
 

Creme (ver nota* no fim para quem não goste de consumir gemas cruas):
  1. Separei as gemas das claras e bati as claras em castelo firme. Quando estava a terminar de bater adicionei-lhes metade da quantidade de adoçante (isto ajuda na estabilização das claras e evita que deslacem).
  2. Bati as gemas com o restante ingrediente adoçante até estar um creme esbranquiçado. Juntei o requeijão e voltei a bater até estar num creme. Adicionei o queijo fresco batido (ou natas batidas se optarem usar) e envolvi (não bater). Cuidadosamente também envolvi as claras. 
  3. Reservei no frigorifico enquanto o bolo que entretanto já estava pronto arrefeceu.
 

Para a montagem:
  1. Fiz o café (descafeinado) e coloquei num prato alto.
  2. Parti o bolo em pedaços idênticos a palitos.
  3. Mergulhei os pedaços de bolo no café por breves segundos e deixei escorrer algum excesso. Coloquei no fundo das taças de forma a cobrir.
  4. Dividi metade da quantidade de creme por todas as taças. 
  5. Repeti a operação dos pedaços de bolo e terminei com a restante metade de creme. 
  6. Reservei no frigorifico e polvilhei com cacau pouco antes da hora de servir.

Nota* Quem não gostar de comer gemas de ovo cruas pode levar as gemas batidas com o adoçante e um pouco de leite ou sumo de laranja (30ml) ao lume em banho maria mexendo sempre até ficarem num creme espesso.



Tão bom…





0 Comentários