"Parfait tiramisu" (saudável; sem açúcar; "fit"; rico em fibras)




Pequeno almoço, lanche ou sobremesa, qualquer hora é boa para comer um copinho destes, não só pelo sabor, mas porque o enriqueci de fibras e bons nutrientes, de forma recuperar rapidamente a boa forma depois dos excessos da Pascoa.
Esta semana estou especialmente dedicada a tratar da barriguinha de comida, conhecida por "baby food" que inevitavelmente adquiri depois de 3 dias a comer sem limitações. A idade não perdoa e a recuperação requer cuidados especiais na alimentação. Esta semana há um reforço nas fibras, não só nas sobremesas, mas também ingerindo mais fruta e legumes á refeição.
Para além de ser facílimo e super rápido de fazer, os ingredientes são simples e económicos. Outro pormenor que queria salientar é o facto de ter colocado as tâmaras logo junto com a aveia a hidratar. Desta forma elas amaciam logo na água. Se provarem a vossa aveia uma hora depois de estar de molho, vão ver que já está doce, mesmo sem ainda terem triturado.
Fiz esta receita para dois fins, 2º pequeno almoço e sobremesa, pelo que fiz 4 "doses" da receita que vos dar. Entendo que é mais fácil aí em casa gerirem as quantidades que querem fazer tendo os ingredientes para cada uma.
Para 1 copo de cerca de 200ml de capacidade vão precisar de:
  • 1 dúzia de cajus
  • 3 colheres de sopa de flocos de aveia
  • 1/2 colher de sopa de farelo de trigo ou aveia*
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça*
  • 3 a 4 tâmaras descaroçadas (dependendo do tamanho delas)
  • 100 a 125 ml de leite
  • 1 colher de chá de café instantâneo (ou descafeinado)
  • 1 e 1/2 colher de chá de cacau em pó
  • arroz tufado sem açúcar (opcional)
* Estes 2 ingredientes são opcionais e servem apenas para acrescentar fibras; caso não tenham, podem trocar por igual quantidade de flocos de aveia
Confeção:
(Perdi as fotos da execução desta receita, pelo que não tenho nada para vos mostrar. É muito fácil e não me parece que vá haver qualquer dificuldade.)
  1. Pus os cajus numa tigelinha em água. Reservei durante a noite (mínimo 6 horas).
  2. Pus a aveia, a linhaça, o farelo, as tâmaras descaroçadas e o leite num copo alto. Misturei bem e reservei também durante a noite (mínimo 6 horas). 
  3. No dia seguinte escorri os cajus e coloquei-os no copo da aveia. Triturei tudo com a varinha mágica (podem usar o liquidificador ou processador de alimentos). (Nota: Se acharem que está demasiado denso é só juntar mais leite).
  4. Dividi este preparado em 3 partes. Numa delas juntei o café e noutra o cacau, deixando a terceira tal como estava.  
  5. Coloquei nos copos em camadas com uma mão cheia de arroz tufado entre a simples e a de café.
  6. Decorei com iogurte grego, manteiga de amêndoa, arroz tufado e um quadrado de chocolate.
  7. Em 2 dos copos, os que servi de sobremesa, (não tirei fotos), espalhei um pouco de molho de chocolate entre a camada de café e a de cacau. Para fazer este molho misturei 1 colher de sopa de mel com uma de cacau em pó e 2 de leite.


0 Comentários