Feijão branco com grelos de couve e frango salteado



De volta aos dias frios, de volta a comidinha de conforto. Era suposto fazer bifes de frango grelhados com salada, mas tudo o que não me apetecia era salada fria, apesar do tempo não ter arrefecido conformo diziam, cheguei a casa "gelada".


Quem tem uma "D. Idalina" em casa tem tudo! A D. Idalina é a senhora que me ajuda nas tarefas domesticas. Já trabalha cá em casa desde que me casei (uns meses antes de me casar já era ela que fazia a limpeza do apartamento onde vivia na altura). Ajuda-me em tudo. Quando os meus filhos eram pequenos, também foi ela que esteve sempre ao meu lado. Se um adoecia e era preciso ir ao medico, era ela que ficava com o outro. Preparava a sopa deles quando eram bebes, eu só tinha de colocar ao lume. Bastava deixar tudo escrito, as quantidades, os pesos, e ela fazia tudo certinho conforme eram as minhas indicações vindas do pediatra.


Hoje em dia a casa tem outras exigências, nomeadamente arrumar os muitos livros e papeis que os meus filhos teimam em deixar por todo o lado, mas continua a ser o meu braço direito.
Ora, a D. Idalina tem uma bela duma horta biológica. Tudo que a horta dá ela divide comigo. Uma maravilha tudo que vem daquele bendito pedaço de terreno! Desta vez são os grelos de couve que, segundo ela, não param de rebentar e dar novos todos os dias. Eu tenho aproveitado para cozer, para a sopa e hoje foi assim que os usei. Estava tão bom…
A alface que ela também me trouxe ficará para outro dia, com este tempinho murcho eu alinho nas couves😉




Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
  • 2 peitos de frango cortados em pequenos pedaços
  • 1 molho generoso de grelos de couve
  • 1 cebola grande picada grosseiramente
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 lata grande (500g) de feijão branco cozido e escorrido
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de cominhos secos (uso da Chaparral)
  • 1 colher de chá de gengibre seco (uso da Chaparral)
  • 1 colher de chá de tomilho
  • 1/2 colher de café de malaguetas trituradas (uso da Flor das Hortas)
  • 1 colher de chá de pimentão doce (uso da chaparral)
  • sal
  • pimenta rosa para aromatizar no fim
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Num tacho largo salteei a cebola e o alho no azeite. Quando a cebola ficou transparente, introduzi o frango partido e os temperos: cominhos, gengibre, tomilho, malaguetas trituradas e pimentão doce. Deixei cozinhar em lume alto até não haver sinais de carne fresca e estar ligeiramente dourado.
  2. Entretanto cortei os grelos em tiras e lavei. Passei para o tacho, baixei o lume para mínimo, misturei bem até murcharem. Reguei com um pouco de leite (pode ser água) e deixei cozinhar 10 minutos.
  3. Juntei o feijão escorrido e lavado, envolvi, deixei cozinhar mais 5 minutos para apurar sabores e servi polvilhado com pimenta rosa.



Bom apetite!



0 Comentários