Paella vegana de cogumelos e bulgur (vegan)




Nada contra o arroz! Estou a falar a sério, nada mesmo contra o arroz, como arroz e gosto muito, mas nesta paella vegana achei que devia ser substituído por um cereal mais rico em nutrientes que o arroz, já que não tenho "elementos" suficientemente proteicos no conjunto de legumes que escolhi para esta paella vegana. Escolhi para isso o bulgur.

O bulgur é um cereal integral, muito rico a nível nutricional, e feito a partir de qualquer variedade de trigo completo, sendo o grão de trigo duro o mais comum.
Conhecido por triguilho ou trigo bulgur, é preparado a partir dos grãos de trigo. O grão de trigo é triturado e parcialmente pré-cozido, seco e partido.
É muito utilizado nas cozinhas de Medio Oriente e do Mediterrâneo e serve como alternativa ao arroz, à massa e até ao cuscuz.




Este cereal tem cerca de 370 calorias por cada 100g. Os nutrientes que mais se destacam
são a fibra (18g ) e a proteína (12g) por 100g de produto, tem baixo teor de gordura e uma enorme riqueza em minerais como o ferro, magnésio e fosforo, ótimo para quem tem pressão arterial alta.

Não se assuntem com o valor das calorias que referi. É que o bulgur cresce imenso depois de preparado e o que realmente come são muito poucas gramas.


No que diz respeito aos legumes que fizeram parte da minha paella de hoje, há apenas a destacar as alcachofras. Não são novidade nas paellas vegetarianas, são de resto muito comuns. Elas transmitem o "sabor" dos frutos do mar da paella tradicional e ainda dão a "imagem" que temos da mesma.
As alcachofras, um alimento símbolo da dieta mediterrânea, têm um enorme valor nutricional.  Com poucas calorias e quase nenhuma gordura, são riquíssimas em vitaminas e minerais. Uma única alcachofra (cerca de 128g de peso individual) fornece a quantidade diária recomendada de fibras (28%), de ácido fólico (22%) e de vitamina C (25%), para além de muitas outras. Quanto a proteína, dado muito importante quando estamos a falar de refeições veganas, contamos com 4d por cada 100g de alcachofra.
Eu usei alcachofra de lata, naturalmente que há perda de alguns destes nutrientes, ainda assim, vale a pena investir num prato como este. 



A grande vantagem foi sem duvida o tempo. Podem não acreditar, mas em meia hora a minha paella estava pronta. Sem trabalhos a partir carnes, sem problemas com cozeduras, tudo ficou pronto e no ponto num instante.


Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
  • 3/4 de caneca (180ml no copo medidor) de bulgur
  • 1 + 1 colher de chá de açafrão da terra (ou curcuma)
  • 1 + 1 colher de café de pimentão doce ou paprika
  • !/2 colher de café de gengibre em pó (opcional)
  • sal
  • 2 + 2 dentes de alho picadinhos ou 1 colher de sobremesa de massa de alho
  • 2 +  2 colheres de sopa de azeite
  • 300g de cogumelos laminados
  • 1 cebola
  • 1 pimento vermelho cortado em tiras
  • 1/2 pimento verde cortado em cubos (opcional)
  • 1/2 pimento amarelo cortado em tiras (opcional)
  • 1 tomate grande maduro
  • 1 chávena de ervilhas congeladas
  • 1/2 colher de café de malaguetas trituradas (opcional; podem trocar por pimenta)
  • 1 lata de alcachofras (240g de peso escorrido)
  • salsa e azeitonas para decorar
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Comecei por fazer o bulgur. Pus um tacho ao lume com 1 caneca de água (250ml), 1 colher de chá de açafrão, 1 colher de café de pimentão doce, o gengibre e sal. Quando ferveu retirei do lume e juntei o bulgur. Mexi para misturar, tapei e reservei (para quem não sabe, o bulgur cozinha por absorção de água quente). Passado 10 minutos mexi com um grafo para que se solte.
  2. Salteei os cogumelos em 2 colheres de sopa de azeite e metade do alho. Reservei.
  3. No mesmo tacho onde salteei os cogumelos, salteei a cebola picada com o restante alho, o pimento vermelho, o verde, o amarelo e o tomate. Temperei com o restante açafrão, pimentão doce e mais um pouco de sal. Deixei cozinhar 5 minutos e acrescentei as ervilhas. Deixei cozinhar mais 5 minutos.
  4. Escorri bem as alcachofras, parti-as ao meio.
  5. Acrescentei os cogumelos salteados ao tacho, depois o bulgur e finalmente as alcachofras. Envolvi, tapei e deixei debaixo da placa quente alguns minutos antes de servir.




Bom apetite!




4 Comentários

  1. Respostas
    1. Infelizmente as minhas fotos não ficaram grande coisa. É tão difícil fotografar na hora do almoço, com a família à espera para comer, o tempo curto. Mas digo-lhe, esvava uma maravilha. Já está prometido que vai haver uma paella de salsicha de tofu e seitan cá em casa.
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Estou para experimentar a fazer bulgur há algum tempo :) então assim cozinha-se como o cuzcus?? é que sempre tenho visto na net que se cozinha como o arroz.. agora fiquei em dúvida :) Beijinho e obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cozinho assim e fica ótimo. Se cozer empapa, pelo menos comigo é assim.
      Sugiro que pesquise na lupa outras receitas de bulgur. Eu até arroz de polvo já fiz com ele. Nesses casos, em que há caldo, é preciso servir logo que "abre", mas a técnica de cozinhar é a mesma.

      Eliminar