A Tarte Banoffee é um clássico da culinária inglesa contemporânea, é absolutamente fabulosa, seja para sobremesa ou para acompanhar um chá ou café a meio da tarde, ou ainda para um "brunch".
Tradicionalmente feita com uma base de bolacha tipo maria, um primeiro recheio de leite condensado seguido de banana e uma cobertura de natas batidas em chantilly polvilhado com café ou chocolate, eu não fiz nada disto, seja na tarte já publicada, seja neste formato que hoje aqui partilho.
Apesar disso, não fiquem a pensar que não tem nada a ver com a original, porque todo o sabor está lá e de que maneira.... De resto, esta foi das minhas melhores criações no que diz respeito a aproximação a receitas originais.
Experimentem e depois digam se não é verdade.
Tal como a tarte de que já vos falei em cima, esta sobremesa também é vegan, logo sem lactose nem ovos e sem adição de qualquer açucar. É realmente uma sobremesa "calculada" para qualquer dieta.
Vão precisar de:
(serve 4 taças; para fazer em tamanho familiar, numa única taça ou 8 tacinhas idênticas ás minhas, dobrar os ingredientes e ver a nota de sugestão para a última camada)
Base (1ª camada)
- 2 mãos cheias de fruto(s) seco(s) oleaginoso(s) a gosto (usei noz e caju)
- 1/2 caneca (120ml no copo medidor) de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
- 2 mãos cheias de passas de uva (ou tâmaras ou alperces secos)
- 100g de tâmaras secas descaroçadas
- 80ml de café/ descafeinado instantâneo (ou tipo bica)
- 2 bananas medias maduras
- 1 lata de 400ml de leite de coco** (deve estar no frigorifico há pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da liquida)
- 1 e 1/2 colher de sopa de ingrediente adoçante de preferência líquido ou em pó (usei stevia em pó) ou 1/2 banana grande e madura triturada em puré
- 1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
**Podem trocar por iogurte grego ou queijo fresco batido 0% mat. gorda ou ainda por natas batidas e adoçar a gosto.
Nota: Para verem a sobremesa feita no seu formato original, em tarte, igualmente em versão saudável, carregar👉aqui.
Confeção:
- Comecei por preparar o caramelo. Fiz o café bem quente e pus as tâmaras descaroçadas a hidratar nele por cerca de 15 minutos. Triturei em creme com a varinha mágica.
- Para a base triturei todos os ingredientes no processador de alimentos até estar numa espécie de farinha grossa que, apesar de solta, se agrega ao apertar. Dividi pelas taças e pressionei para compactar.
- Para a 3ª camada parti as bananas em rodelas finas.
- Para a cobertura retirei a parte sólida do leite de coco. Coloquei numa tigela e bati em chantilly com a batedeira elétrica. A meio do tempo juntei o aroma de baunilha e o adoçante.
Montagem:
- Com a base compactada no fundo da taça, dividi o caramelo pelas taças, depois as rodelas de banana (1/2 banana em cada) e finalmente o chantilly de coco. Reservei no frigorifico até á hora de servir (meia hora é o suficiente para refrescar).
Tão simples, tão bom!
0 Comentários