Pudim de café (vegan; saudável; sem açúcar, natas ou leite condensado)




Cá em casa todos adoramos sobremesa com sabor a café. Claro que nenhuma ultrapassa o Tiramisu, receita saudável que podem ver carregando aqui, mas este pudim de café que a minha filha Camila fez também nos conquistou.


Ora, a Camila está cada vez melhor nesta arte das sobremesas. Ideias não lhe faltam, é incrível e até parece superar-me, eu que sempre fui de gostar de fazer diferente, com imaginação. Pois a minha filha está a tomar-me o lugar. Basta eu dizer "não sei que faça para sobremesa amanhã" e já está ela a bombardear-me com ideias de coisas simples, deliciosas e que não estragam a dieta. Sim, ela dá a ideia e diz logo a seguir "consegues fazer isso levezinho, mamã?".
Já há vários dias que ela me pedia para fazer panna cotta de café. Como eu não estava para aí virada, até porque queria fazer panna cotta de limão, achou que pudim ia satisfazer a vontade dela. E pensou muito bem! O que ela não sabia é que era o irmão o primeiro a desfaze-la com elogios😂


Este é um pudim de confeção muito simples, ingredientes igualmente simples e nem sequer fica caro. Usei leite de coco em lata, mas, atenção, toda a lata foi aproveitada, mesmo a água. No fim usei a maçarico e açucar de coco para fazer uma espécie de caramelo ao estilo que se faz em leite de creme. Apesar de ser opcional, ficou maravilhoso e acho que fez toda a diferença no sabor final da sobremesa da minha filha.


Vão precisar de:
(serve 5 taças de 200ml)
  • 1 lata (400ml) de leite de coco à temperatura ambiente e bem agitado
  • 400ml de bebida vegetal ou leite (o que preferirem)
  • 5 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei metade agave e metade stevia em pó)
  • 1 colher de café de aroma de baunilha ou 1 pau de canela
  • 100ml de café ou descafeinado tipo bica ou instantâneo
  • 4 colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 1 quadrado (20g) de chocolate preto
Confeção:
(fotos no fim; receita feita pela minha filha Camila, pelo que não está descrita na primeira pessoa como é habitual)
  1. Num tachinho misturou todos os ingredientes à exceção do quadrado de chocolate.
  2. Levou ao lume, brando e mexendo com frequência, até ferver 2 minutos e estar cremoso.
  3. Adicionou o chocolate, que derreteu de imediato, e deixou borbulhar mais 1 minuto.
  4. Dividiu pelas taças e reservou no frigorifico 4 horas.
  5. Eu polvilhei com um pouco de açucar de coco e queimei com o maçarico antes de servir.



Tão simples, tão bom!

1 Comentários