"Ferrero Rocher" saudável, fit e vegan



Já não sei quantas receitas de ferrero rocher fiz, muito sinceramente, acho que é daqueles bombons que todos nós estamos sempre a tentar reproduzir. Na rede social instagram tenho 2 duas receitas publicadas nos destaques, na rede social facebook também deve haver uma bem antiga, do inicio da pagina. No entanto, esta é a primeira com direito a vir aqui para o blogue.


Já a tinha feito com grão de bico. Ficaram bons, muito bons até. Fiz para a família na pascoa passada e repeti no natal passado. Tem a enorme vantagem de se fazerem num instantinho, ficarem realmente idênticos a ferrero`s, o que tem ajudado a eu fazer muito em cima das festas familiares sem dar margem de manobra para publicações aqui.
Desde a primeira vez que fiz com grão de bico, à semelhança da nutella que também faço com grão de bico, sempre achei que era o feijão branco que iria dar a textura ideal, mas lá ficava a ideia para concretizar na próxima. Era sempre "para a próxima".

Foto dos "Ferreros" feitos com pasta de tâmaras em vez de agave (1ª experiência)

Essa "próxima" chegou com a vinda dum outro bolo que ansiava fazer: um semifrio sabor "ferrero rocher" que realmente se assemelha-se a eles, que realmente soubesse aos famosos bombons. Digamos que queria fazer um bolo que a cada pedaço sentíssemos que estávamos a comer um bombom. Ora, para isso não podia ser apenas um bolo recheado com creme de nutella, tinha de ter outro tipo de textura, uma textura suave, uma textura de semifrio, tal como são os bombons. Como diz a sua fantástica publicidade, não estão á venda no verão, perdem qualidade. Claro que sim, são bombons, querem-se a uma determinada temperatura.


Bom, mas foi daí que, antes de fazer o meu bolo, fiz os ferreros que o iam acompanhar na decoração. E também foi daí que finalmente tentei a receita com feijão.
Não me fica bem dizer isto, eu sei que não, mas é das minhas receitas mais bem conseguida até hoje. Nunca pensei que fosse chegar tão perto, que fosse conseguir este resultado. Um certo orgulho e vaidade invadiram-me completamente. Ver as pessoas completamente conquistadas com os meus bombons, sem se acreditarem de como os tinha feito, foi de facto um momento especial para mim. Tive de mostrar as fotos de confeção para se acreditarem no que estava a dizer.
Hoje partilho aqui a receita, com muito orgulho do trabalho feito.
Uma nota que aqui deixo para quem lê a introdução. A nutella de grão de bico está publicada na rede social instagram e facebook como recheio duma "estrela de nutella", receita de natal.



Vão precisar de:

(rende 15 bombons)
  • 200g de feijão branco cozido (depois de bem lavado em água corrente e alguma casca sair fiquei com cerca de 160g)
  • 2 colheres de sopa de agave ou pasta de tâmaras (ou mel ou qualquer geleia/xarope adoçante)
  • 1 e 1/2 colher de sopa de cacau em pó puro
  • 50g de chocolate preto (usei 75% cacau)
  • 1 colher de sopa de manteiga de amêndoa (opcional; podem não colocar nenhuma ou escolher outra da vossa preferência)
  • 15 avelãs tostadas 
Cobertura:
  • 20g de avelãs tostadas e picadas
  • 80g de chocolate preto (usei 75% cacau)

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Comecei por tostar as avelãs no forno por 10 minutos a 180ºC. Retirei e esfreguei-as com um pano para que se solte a pele.
  2. Pus o feijão num passador e lavei bem em água corrente. (Este é o passo mais importante, lavar bem o feijão elimina o seu sabor e remove parte da casca onde também está retido parte do seu sabor.)
  3. Coloquei o feijão, o agave, o cacau e a manteiga num copo alto e triturei com a varinha magica até estar numa pasta muito densa e macia.
  4. Derreti o chocolate em banho maria (pode ser no microondas) e juntei-o à pasta anterior. Triturei novamente, desta vez só para misturar. Passei a pasta obtida para uma tigela e reservei no frigorifico 30 minutos.
  5. Retirei cerca de 1 colher de sobremesa da pasta já firme, fiz bolas com ela, apertei o meu dedo ao centro para fazer uma cavidade e coloquei uma avelã. Voltei a moldar em bola. Repeti a operação até terminar a pasta de feijão.
  6. Triturei as amêndoas da cobertura no processador de alimentos de forma a ficar em pequenos pedaços. Passei as bolas pela avelã picada.
  7. Derreti o chocolate da cobertura em banho maria e passei cada bola por ele com a ajuda de 2 colheres de chá. Coloquei-os em cima de folha de papel vegetal e levei ao frigorifico meia hora para enrijecer.



Tão simples, tão bom!

3 Comentários

  1. Respostas
    1. Bom dia! Não estão muito bonitos mas nunca tinha feito uns que realmente fossem tão idênticos aos originais. Vai ver que vai gostar
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Bom dia, Sandra!!!
    Usou feijão enlatado, o de compra já cozido?
    Peço desculpa o reparo, mas mesmo no final da descrição da receita, na parte de picar as avelãs, a Sandra escreveu "amêndoa". Estes, eu vou fazer! ;) Bjinho e Boa Páscoa!

    ResponderEliminar