"Cookies" (bolachas) de aveia e amêndoa ou chocolate (saudáveis; nutritivas; vegan; sem glúten)




Em quase tudo idênticas ás bolachas de aveia que partilhei aqui no blogue em novembro de 2017, desta vez fiz a receita de sempre das nossas bolachas de aveia com cheirinho a Pascoa.


Para consumirmos durante o fim de semana que será de mini ferias, fiz as habituais bolachas de aveia sem açucar. São bastante nutritivas, fáceis de fazer, os ingredientes são simples e são ideias para "matar" a fome quando a refeição principal tarda.


O que lhes acrescentei para dar um sabor diferente e fazer lembrar Páscoa foi tão simplesmente amêndoa picada e chocolate, não fossem estes os principais ingredientes da época.

Fáceis de fazer, fáceis de moldar, levem as vossas crianças para a cozinha e encham-na de perfume de bolachas caseiras que ninguém vai conseguir resistir. Eu contei com a ajuda da minha filha Camila, que, apesar de já não ser criança, ainda adora pôr as mãos na massa. Se lhe digo "mistura com uma colher", ela responde logo se não pode ser com mão.







Vão precisar de:
  • 3 canecas de farinha de aveia
  • 200g de tâmaras secas
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
  • 20 a 30 g de chocolate picado
  • 1 mão cheia de amêndoa picada ou outro fruto seco oleaginoso
  • 2 colheres de chá de cacau
  • 2 colheres de chá de fermento
  • uma pitada de sal
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Pus as tâmaras descaroçadas a demolhar em 200 ml de água quente durante 15 min. Triturei com a varinha mágica até ficar um creme.
  2. Misturei a farinha, o sal e o fermento. Adicionei o creme e amassei com as minhas mãos até formar uma bola de massa maleável (se não estiver a formar uma bola como a minha deixem descansar um bocadinho, a aveia vai absorver liquido; se estiver muito seco juntar água aos poucos).
  3. Dividi em dois. A uma metade adicionei o cacau e chocolate picado, à outra metade a amêndoa picada. Voltei a amassar cada metade e formei, novamente, uma bola para cada parte.
  4. Retirei porções de massa da bola (equivalente a uma colher de sopa), achatei e dei o formato de uma "cookie". 
  5. Coloquei num tabuleiro forrado com papel vegetal e levei ao forno, a 170 ºC, durante 15min.






















Tão simples, tão bom!


4 Comentários

  1. Lá estás tu a dar-me mais trabalho para fazer :D Boa Páscoa e tudo de bom (tens q te habituar a tartar-me por 'tu'; aqui no mundo dos blogs somos todas 'colegas' :D)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Essa parte de tratar por "tu" é que é difícil para mim. Estava para me casar e ainda falava com o meu marido na terceira pessoa ;D
      Mas vou tentar.
      Para hoje resta desejar-lhe uma doce e santa Páscoa!

      Eliminar
  2. Boa noite! Descobri só agora este blog e parece me fantástico. No entanto nesta receita e em outras fiquei com uma dúvida. Após demolhar as tâmaras tritura se as mesmas com a água ou retiram se antes da água?Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite!
      Em grande parte das receitas as tâmaras são trituradas com a água. Quando isso não acontece está sempre mencionado que é para escorrer a água da demolha.
      Se usar tâmaras correntes, que têm aquela película de glicose exterior, pode demolhar, escorrer a água para um copo medidor e voltar a colocar a mesma quantidade de água limpa.

      Eliminar