Pudim de morango (fit; proteico; saudável; baixo em calorias)



É caso para dizer "voltei a fazer"!!!
Pois é, eu que adoro o pudim de manga que partilhei à algum tempo atrás, e que podem ver a receita carregando👉aqui, desta vez resolvi fazer o mesmo mas com morangos.
Poucas foram as adaptações necessárias, o resultado, esse, acho que ainda foi mais fabuloso. Ficou verdadeiramente incrível!


O que há a salientar neste pudim. É altamente proteico, uma autêntica bomba de proteína! É muito pouco calórico. É muito económico. Estas são as 3 grandes características deste pudim.
Uma textura aveludada, macia, que nos preenche a boca. Não sabe ao vazio de muitos pudins, e nem sequer estou a considerar os instantâneos.




Tal como o pudim de manga, este tem o mesmo segredo...ai o segredo, o segredo está na confeção! É que para ficar com um sabor incrível, que não se parece com mousse nem com cheesecake, levei ao lume o creme que obtive da mistura dos queijos com os morangos. Esse é o grande segredo para que este pudim não se pareça em sabor com um qualquer cheesecake de morango sem base e muito menos com qualquer pudim de compra.
Só vos digo, é absolutamente divinal. É pena não ser possível sentir o sabor por fotos.




Antes de ir á receita, gostava apenas de referir que, se usarem os mesmos produtos que eu no que diz respeito a queijo, ou seja, queijo fresco batido 0% mat. gorda da Milbona e queijo creme light da Goldessa, ambos à venda no supermercado Lidl, e adoçarem com mel, cada fatia ronda as 100kcal, dependo apenas do tamanho das mesmas. Se render 12 fatias são 94kcal por fatia; se render 10 fatias são 114kcal por fatia.

Vão precisar de:
(serve 12 fatias)
  • 200g de queijo creme magro para barrar (tipo philadelfia)*
  • 500g de queijo fresco batido 0% mat. gorda (queijo quark) ou natas batidas ou leite de coco batido
  • 400g de morangos*** + 100 para a decoração
  • 5 folhas de gelatina incolor
  • 6 colheres de sopa** de ingrediente adoçante que prefiram (mel, agave, stevia,..., usei metade stevia em pó e metade mel)
Notas:
*Costumo comprar queijo creme da marca "Goldessa" à venda nos supermercados Lidl. É económico e muito menos calórico que os seus pares.
**Esta quantidade vai depender da doçura dos morangos e do gosto pessoal. Provem o vosso creme no fim de pronto para ver se está ao vosso gosto.

***Pode ser feito com morangos congelados, o ideal quando fora da sua época.

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Lavei e parti 400g de morangos. Coloquei num tachinho com sumo de meia lima (pode ser 2 colheres de sopa de sumo de laranja ou apenas uma de água) e 1 colher de sopa de adoçante. Levei ao lume, médio, cerca de 5 minutos para os morangos cozerem. Retirei aproximadamente 2 colheres de sopa de morangos cozidos para um copo para posteriormente usar na cobertura.
  2. Fora do lume juntei aos morangos os queijos e o restante de ingrediente adoçante. Triturei bem e levei novamente ao lume, brando e mexendo ocasionalmente. Deixei ferver durante 5 minutos (convém borbulhar, ainda que de leve, durante este tempo; este é o segredo do pudim e é o que lhe vai retirar o sabor a queijo e não ficar a parecer um cheesecake).
  3. Retirei do lume e deixei arrefecer ligeiramente enquanto pus as folhas de gelatina a demolhar em água. Coloquei as folhas escorridas no creme e envolvi, elas desfazem-se de imediato. (Nota: as folhas de gelatina perdem o efeito a alta temperatura, convém sempre deixar arrefecer ligeiramente os preparados).
  4. Verti sobre uma forma de silicone retangular do tipo bolo inglês e reservei no frigorifico durante a noite (pode ser uma qualquer forma e depois desformam como se fosse gelatina).
  5. Triturei os morangos cozidos reservados (devem faze-lo quando completamente frio pois melhora a consistência).
  6. Desformei o pudim, verti o creme de morango em cima, espalhei com a parte de trás duma colher e decorei com mais morangos.
 
 
 




Tão bom...



2 Comentários

  1. De aspecto já faz crescer agua na boca.Na próxima vou fazer está na época do morango,deve-se consumir de preferência os frutos da época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais! Disse tudo e muito bem! Está na época deles e há que os usar da melhor forma. Vai gostar com certeza do pudim, fica uma delicia!
      Boa noite , boa semana!

      Eliminar