Bifes de atum com molho de mostarda e mel acompanhado de "chips" de batata doce e legumes salteados





Há já algum tempo que não fazia esta deliciosa receita cá em casa. Todos nós gostamos bastante de bifes de atum, e com este molho ficam verdadeiramente divinais.
A parte melhor é mesmo a facilidade com que se faz uma refeição como esta, que tanto pode ser para o dia a dia, como aconteceu hoje, ou para servir numa ocasião especial. Eu vou fazer para o Dia do Pai já que o meu marido é bastante fã destes bifes. Sim, ele preferia um bife de vitela, mas não vai ter não senhor que esses estão reservados para quando ele come fora de casa. Chega e sobra.


 O atum é um peixe realmente fantástico, a sua carne é saudável e saborosa, as suas possibilidades de preparo são várias. Gosto de ter sempre alguns bifes deste fabuloso peixe no congelador. Quando me esqueço de por alguma coisa a descongelar e preciso de fazer uma refeição rápida, note-se, bem rápida, são estes os bifes que vou buscar. Descongelam rápido, cozinham num instante e podemos fazer qualquer tipo de molho para os acompanhar. Adoro com molho de ervas aromáticas.
 Quanto á preparação do próprio peixe é apenas necessário ter cuidado para que não passe do ponto, ou seja, não pode ficar mal cozinhado -atum não é para sushi- e também não pode ficar tempo a mais para não ficar seco. É exatamente o mesmo que grelhar um bife de vaca.





Vão precisar de:
(serve 4)
  • 4 bifes de atum (usei embalados em vácuo e congelado)
  • 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico (podem substituir por molho de soja e reduzir para 2 colheres de sopa)
  • 2 colheres de chá de mostarda Dijon (usei 1 de Dijon normal e outra de sementes de mostarda inteiras)
  • 2 colheres de sobremesa de mel
  • 30ml de azeite
Para acompanhar:
  • 1 embalagem de mix de legumes para saltear
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de massa de alho
  • 1 batata doce grande
  • tempero para a batata (usei alho em pó e orégãos)
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Descongelei os bifes no frigorifico de véspera.
  2. Numa tigela misturei todos os ingredientes à exceção dos bifes. Pincelei os bifes com esta mistura e reservei o restante.
  3. Preparei os acompanhamentos. Cortei a batata em rodelas finas, dispus num tabuleiro forrado com papel vegetal, temperei com alho em pó e orégãos e levei a assar em forno pré aquecido a 200ºC por cerca de 15 minutos.
  4. Salteei os legumes em azeite e alho.
  5. Pus uma frigideira antiaderente ao lume untada. Quando bem quente, adicionei os bifes e deixei cozinhar cerca de 1 e 1/2 minuto de cada lado (lembro que atum não é sushi e deve estar minimamente cozinhado, tal e qual um bife de vitela ou ainda mais passado).
  6. Servi regado com um pouco do molho reservado.




Bom apetite!

2 Comentários