Muffins de canela e maça (sem açúcar; sem glúten; fit; vegan; proteico)




Mais uma semana de trabalho, mais uma "fornada" de muffins para as nossas lancheiras.
Desta vez fiz uma receita nova e diferente. Simples, se não fosse não seriam verdeiros muffins, entendi fazer uma mistura de duas farinhas sem glúten proteicas, são elas a aveia e o trigo sarraceno e usar tâmaras para adoçar.


Palavras do meu querido marido, estes foram dos melhores muffins que fiz nos últimos tempos, não fosse ele um fã de maça e canela, que achou estar em perfeita harmonia na textura que consegui.
Estes bolinhos são realmente "fit", toda a receita por mim elaborada teve esse propósito, ir buscar o máximo de proteína, fibras e micronutrientes.




Vão precisar de:
(rende 10)
  • 200g de tâmaras secas
  • 1 ovo de linhaça ou ovo normal
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de vinagre branco
  • 30 ml de bebida vegetal ou leite
  • 130g de farinha de trigo sarraceno*
  • 100g de farinha de aveia (sem glúten se necessário)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de chá de canela
  • 1/2 maça
* Não experimentei, no entanto, estou convencida que obterão bons resultados usando apenas farinha de aveia, na quantidade total de 2 chávenas de 250ml de capacidade.

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Pus as tâmaras a demolhar em 200ml de água quente por 10 minutos**. Triturei com a varinha magica até estar num creme. Fiz o ovo de linhaça misturando 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada em 3 de água e reservando 5 minutos para "gelatinar".
  2. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Não necessitei de untar formas já que usei de silicone. Se usarem regulares terão de untar. Podem usar de papel.
  3. Juntei o azeite, o vinagre e o ovo de linhaça já pronto ao creme de tâmaras e misturei.
  4. Numa tigela misturei os ingredientes secos: farinha de trigo sarraceno, farinha de aveia, fermento, canela. Verti a mistura do creme de tâmaras nos secos, envolvi muito bem. Obtive uma massa muito densa, que não escorre. Para "amaciar" um pouco a massa acrescentei o leite.
  5.  Distribuí a massa obtida pelas formas, cortei a maça em gomos e coloquei 2 em cada forma pressionando ligeiramente para que enterrem. 
  6. Levei ao forno cerca de 18 minutos.
Nota** As tâmaras correntes que se encontram à venda nos supermercados têm uma pelicula de glicose. Podem demolhar as vossas tâmaras normalmente, neste caso com 200ml de água e, na hora de triturar, verter essa água para um copo medidor, ver a quantidade que retiraram e colocar a mesma quantidade de água limpa.
A glicose que envolve as tâmaras correntes fica dissolvida na água e irá desta forma ser desperdiçada.
 


Tão simples, tão bom!





3 Comentários