Salada de rúcula, batata doce e grão de bico assados com maionese saudável/ proteica



Nunca tive jeito para fazer maionese. Muito sinceramente, acho que nunca consegui fazer uma maionese tradicional de jeito caseira. Se calhar também nunca tentei. Acho que sempre preferi não ver o que ia comer, sempre preferi não ver aquela quantidade gigante de óleo que ia estar no saboroso molhinho.
Tenho alguma idade, é certo, mas já sou do tempo da maionese embalada, claro. Mais ainda do tempo das batedeiras, mas também me lembro de ver fazer maionese batida com a força dos braços. Diziam as pessoas que nós senhoras não podíamos fazer maionese quando estávamos com a menstruação. Claro! Concordo! Quem é que aguenta estar ali a bater sem parar com dores de barriga?! 😉😉😂😂


Quando casei e os meus filhos nasceram, constituí a minha própria família, comprava maionese light. Nunca foi molho muito apreciado pelos meus filhos, no entanto, havia pratos em que a maionese era obrigatória. Mais tarde, muito mais tarde (!), resolvi fazer uma maionese que se pudesse comer sem culpa. Essa é a receita que vos trago, mas não é a primeira vez que ela aparece aqui no blogue, já está cá desde fevereiro de 2017 quando a publiquei a acompanhar bifes de frango grelhados.
A verdade é que nunca a promovi e raramente a apresento aqui nas minhas receitas. Porquê? Sempre achei que era demasiado simples, que ninguém ia ligar nenhuma, todos achariam que nem valia a pena experimentar, jamais triturar tais ingredientes daria numa maionese aceitável.
O que é certo é que muitas outras maioneses, incluindo vegan, eu experimentei ao longo destes anos, mas sempre voltei á minha velha receita.




Num destes dias, estavam cá uns amigos em casa, e eu fiz marisco. Acompanhou a minha maionese de sempre, pois está claro! A conversa foi mais ou menos isto: "Ó Sandra, esta tua maionese é qualquer coisa… eu até fico admirada como é que tu tens aqui uma maionese destas, pensei que já não comias disto". Eu respondi: "Mas olha que é muito saudável e proteica. Não dá trabalho nenhum a fazer, só tens de cozer ovo e depois triturar com iogurte, mostarda e um fio de azeite". E a minha amiga disse: "Estás a brincar?! Não me acredito! Isto é maionese a sério!". Eu respondi "Se é a sério ou não, não sei, sei que é a única que eu consigo comer e que me fica de jeito (uma risada)"
Esta conversa, que ainda se prolongou, motivou-me a fazer esta publicação. Se não tivesse acontecido, era provável que, mais uma vez, publicasse a salada sem dar qualquer importância ao molho, ou até opta-se por um molho de iogurte para a acompanhar.
Tenho a certeza que vão gostar, que não vão voltar a comprar maionese, que vos vou conquistar com esta.









Vão precisar de:
Maionese
  • 1 ovo cozido
  • 4 colheres de sopa rasas de iogurte natural
  • 1 colher de sobremesa de mostarda Dijon
  • 1 colher de sopa rasa de azeite
Salada
(serve 3 pessoas)
  • 3 mãos cheias de rúcula selvagem
  • 2 batata doce médias
  • 1 frasco de grão de bico cozido
  • tempero para as batatas: alho, orégãos secos, salsa seca, sal, 1 fio de azeite
  • tempero do grão: pimentão doce, 1 fio de azeite
Confeção:
(fotos no fim)
Maionese
  1. Coloquei os ingredientes num copo e triturei em creme.

Salada
  1. Pus o forno a aquecer a 200ºC.
  2. Lavei e parti as batatas em cubos. Coloquei no tabuleiro do forno forrado a papel vegetal. Ao lado coloquei o grão de bico escorrido e lavado num passador.
  3. Temperei conforme indiquei na lista de ingredientes, misturei e levei ao forno cerca de 20 minutos.
  4. Servi batata e grão assados em cima da rúcula e regado com a maionese.





Bom apetite!


0 Comentários