"Risoto" de trigo sarraceno com cogumelos (vegan)





O trigo sarraceno, também chamado de trigo-mourisco, na verdade nada tem que ver com o trigo que nós conhecemos, nem sequer é um cereal. O "trigo" sarraceno é sim uma semente, isento de glúten, da família da quinoa e com valor nutricional muito interessante.
Esta semente de dicotiledóneas é tratada de forma semelhante a qualquer grão de cereais, no entanto, nada tem a ver com os mesmos.
O trigo sarraceno é rico em ferro, magnésio, vitaminas do complexo B, antioxidantes e fibra. A quantidade de proteína é para considerar, embora em menor quantidade que a quinoa.





É uma excelente alterativa ao arroz vulgar já que se comporta como ele quando o cozinhamos e faz quase todos os pratos que com ele habitualmente fazemos.
Aqui no blogue vou apresentar-vos hoje um risoto que faz as delicias da minha família, até mesmo o meu filho mais velho, o J. Pedro, por norma mais "resistente" nas alterações de ingredientes nos pratos tradicionais, sejam eles portugueses ou não.
É verdade, o J. Pedro gosta de experimentar coisas novas. Se eu lhe der uma salada de trigo sarraceno ou de bulgur ele acha ótimo. Se eu faço um qualquer prato tradicional, como este risotto, trocando o arroz, ele já acha que estou a fazer um "assassinato gastronómico". Mas acreditem, deste ele não reclamou😉




Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
  • 1 chávena (cerca de 200g) de trigo sarraceno em grão (sementes)
  • 500 a 600g de cogumelos laminados
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cebola picada
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 100ml de vinho branco
  • 1 cubo de caldo de legumes tipo Knorr (sem corantes nem conservantes e baixo teor de sódio)
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça (opcional; podem usar queijo ralado parmesão para opção não vegan)
  • salsa fresca picada para decoração
Confeção:
(fotos no fim)
  1. De véspera pus o trigo sarraceno a demolhar em água abundante (mínimo 6 horas)*.
  2. Pus ao lume um tacho com 2 colheres de sopa de azeite e o alho. Quando quente adicionei os cogumelos e salteei-os por 10 minutos. Reservei.
  3. Escorri o trigo, coloquei num passador e passei por água corrente.
  4. No mesmo tacho coloquei as restantes 2 colheres de sopa de azeite e a cebola picada. Quando esta ficou translucida, juntei o trigo e salteei-o por 3 a 4 minutos. Reguei com o vinho e deixei ferver até se evaporar, sempre em lume medio/alto.
  5.  Adicionei 1 chávena de água (240ml), o caldo de legumes e deixei cozinhar até quase não haver água. Mais uma vez em lume medio/ alto e mexendo ocasionalmente.
  6. Adicionei mais água, agora 180ml e repeti o processo. Quando esta ultima água evaporou já os grãos se encontravam macios e tenros (provem ou retirem alguns e pressionem para ver se estão moles; se não estiverem adicionem mais agua, sempre aos poucos e deixando que reduza a cada adição).
  7. Desliguei o lume, devolvi os cogumelos ao tacho, a colher de sopa de farinha de linhaça, envolvi tudo, tapei e servi 5 minutos depois polvilhado com salsa.
* Não é obrigatório demolhar o trigo sarraceno, no entanto, só temos vantagens em faze-lo. Não só fica mais macio, como diminui consideravelmente o tempo de confeção, logo, menos perda de nutrientes.
 


 








Bom apetite!







0 Comentários