Tarte de Kiwi e lima (saudável; sem açúcar; opção vegan; sem glúten)







Adoro tartes! Tartes e cheesecakes são as minhas sobremesas favoritas. Não gosto só de comer, gosto também  de fazer. Tenho um prazer especial em executar, em imaginar uma tarte. Acho que é pela diversidade de sabores e decorações que lhes podemos dar.





Antes de fazer esta ultima dei por mim a conversar com a minha filha sobre este assunto. Estava eu a dizer-lhe que havia de fazer uma tarte com os muitos kiwis que tínhamos, tão gentilmente oferecidos pela nossa D. Idalina, a senhora que me ajuda nas tarefas domésticas desde que me casei, já lá vão 23 anos. Ajudou-me a criar os meus filhos e continua a vir aqui a casa tratar das limpezas. Nunca vem de mãos a abanar, trás sempre qualquer coisa que o generoso quintal dela dá.
Estava eu a dizer à minha filha que queria fazer uma tarte de kiwi, mas os seguidores nem todos partilham deste meu gosto por tartes e é sobremesa que nem sempre tem sucesso. Não são muitos os feedback que tenho, são poucas as reproduções que vejo. A Camila ficou por momentos a olhar para mim calada. Depois disse em tom de espanto "Tu estás preocupada com isso?!" "Sempre te vi fazer o que te apeteceu, com os ingredientes que te apeteceu." "Nunca te vi entrar em modas de usar isto ou aquilo, sempre foste fiel ás tuas ideias".



E é verdade mesmo, sempre fui fiel ao meu gosto e da minha família. Nunca fui de fazer o que dá mais "likes" ou dá mais "seguidores". Somos nós que comemos, é a nós que tenho de agradar. E pronto, lá saiu esta tarte e logo outra dois dias depois. Esta quase que evaporou de tão boa que estava, e eu andava desejosa de experimentar o mesmo conceito com romã. Em breve estará aqui no blogue para vocês a conhecerem.


Quanto aos pormenores de execução desta fantástica tarte, é super simples de fazer, os ingredientes também não são complicados. Têm a opção vegan, substituindo as folhas de gelatina por agar. Também podem optar por qualquer outra base, se bem que considero as bases cruas as ideais para este sabor. Aqui no blogue há varias opções, basta pesquisarem em "tartes" e escolherem a que mais se adapta ao vosso gosto.
Não ficou "verde" como era suposto, mas não deixa de não ter um leve sabor a kiwi. A frescura e o macio do sabor é o que mais a caracterizam.
Não restam duvidas que é uma sobremesa saudável, que se adapta a qualquer dieta, cheia de ingredientes que nos fazem bem. É daquelas que podem servir ao pequeno almoço.



Vão precisar de:
Base
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de coco ralado
  • 200g de tâmaras secas (podem trocar por passas de uva se preferirem)
  • 1 colher de sopa de manteiga de amêndoa (ou outra que preferirem ou óleo de coco amolecido)
Recheio
  • 400ml de leite ou bebida vegetal da vossa preferência
  • 2 colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (mel, agave, açucar de coco, mascavado,...usei stevia em pó)
  • 2 a 3 kiwis (dependendo do seu tamanho)
  • sumo de 1 lima
  • 1 iogurte natural de 125g (pode ser qualquer um; usei alpro soja)
  • 1 pitada de gengibre em pó (opcional)
  • 1 colher de chá de agar agar em pó ou 2 folhas de gelatina
Confeção:
(fotos no fim)
Base
  1. Untei e forrei uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro.
  2. Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Acrescentei o coco ralado e voltei a triturar, agora só para misturar.
  3. Descarocei e parti as tâmaras em pequenos pedaços (isto ajuda a não "enrolarem" no processador). Juntei-as ao preparado anterior e voltei a triturar até estar num granulado. Finalmente juntei a manteiga e continuei a triturar até ter uma espécie de massa que, apesar de se presentar granulada, fica compacta ao apertar (se ainda não estiver neste estado juntem 1/2 colher de sopa de leite).
  4. Pressionei a massa obtida no fundo e lado da forma para fazer uma base. Reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.
 
 


Recheio
  1. Descasquei os kiwi, coloquei num copo alto com 1 colher de sopa de água e triturei com a varinha mágica por 10 segundos repetidos varias vezes para que fique um puré sem triturar as sementes.
  2. Passei a polpa obtida para um passador e, com a ajuda duma pequena colher, coei deixando ficar apenas as sementes.
  3. Num tacho misturei o leite com o amido de milho, o adoçante e o sumo de lima. Levei ao lume, brando, até estar num creme pouco espesso. Retirei, juntei o creme de kiwi, depois o iogurte e no final as folhas de gelatina devidamente hidratadas em água. Misturei bem. (Nota: Se usarem agar devem colocar a seguir ao sumo de lima)
  4. Verti o creme obtido por cima da base e reservei no frigorífico durante a noite (6 horas no mínimo).
  5. Antes de servir decorei com uvas, rodelas de kiwi, lascas de coco e amoras congeladas.



Tão simples, tão bom!






5 Comentários

  1. A Camila, falou e disse!!!
    E muito bem!
    A Sandra de certeza que só faz aquilo que gosta e que os seus tb gostam 🤔, e não é por isso que tem menos sucesso naquilo que posta e que faz 😉👌🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Paula é um amor!!! Nem sei que dizer, fiquei ligeiramente comovida .
      Às vezes é inevitável não pensar nas publicações e no sucesso que vão ter . Sei que por estes dias toda a gente quer ver receitas de chocolate com frutos vermelhos . Eu sei que devia ter feito qualquer coisa especial e diferente do que já fiz com essas características Só que era o que nos estava a apetecer .
      Se calhar fiz mal , podia ter deixado esta para a próxima semana . Era o que estava a conversar com a Camila Mas ela chamou - me à razão e a Paula está a ser uma querida em também me dar esse apoio.
      Um beijinho enorme !!

      Eliminar
  2. Nice, maravilhosa p os dias mais frescos (na minha opinião) :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão! É leve e ótima para dias frescos! Beijinhos

      Eliminar
  3. A receita parece incrível! Adoraria fazer no aniversário da minha mãe, mas infelizmente ela não gosta de côco. Ocorre-lhe algum ingrediente pelo qual o pudesse substituir? Muito obrigada ❤️

    ResponderEliminar