Tarte de chocolate e laranja com base de bolacha digestiva e manteiga de amendoim




Esta foi a sobremesa deste domingo cá em casa e eu estou em perfeita euforia com esta experiencia! Não podia estar mais contente com o resultado desta junção de sabores, de forma tão simples. É uma verdadeira tentação sem açúcar!
A combinação manteiga de amendoim e chocolate é bem conhecida e muito apreciada. Muitos doces, dos mais diversos formatos e texturas, fazem-se com estes dois belíssimos ingredientes. Não há duvida que é uma combinação perfeita.
Chocolate e laranja não é tão vulgarizado mas conhecido e, alguns dos melhores bombons são resultado desta combinação.
O que eu tentei fazer foi precisamente uma tarte (saudável) com estes ingredientes!
Na internet encontram muitas ideias para combinar o chocolate e laranja e fazer recheio para tarte. Basta fazer pesquisa em "mousse de chocolate e laranja" ou em "bombons chocolate e laranja", que vão encontrar outras formas de trabalhar estes ingredientes, misturando com outros que gostem, fazendo assim uma tarte vossa. O Presunto Vegetariano tem uma muito idêntica a esta.
Vão precisar de:
Base
  • 200g de bolacha digestiva
  • 120g de manteiga de amendoim (+ ou - 5 colheres de sopa) ou 80g de manteiga amolecida se não gostarem de manteiga de amendoim
  • 1 colher de sopa de leite
*O que podem acrescentar à base: 1 colher de sopa de cacau em pó, 1 colher de alfarroba em pó; extrato de baunilha

Recheio
  • 250 g de chocolate de culinária sem açucar ou meio amargo (mínimo 55% de cacau)
  • 150 ml de sumo de laranja (+ ou - sumo de 2 laranjas) e raspa de meia
  • 100g de queijo quark (também pode ser queijo creme, iogurte grego, leite de coco sem soro, natas batidas)
Confeção:
  1. Para a base, triturei a bolacha na picadora e juntei, ainda na picadora, a manteiga de amendoim e o leite. Fica uma espécie de areia molhada.
  2. Forrei uma tarteira pequena de fundo amovível com papel vegetal e por cima coloquei a mistura de bolacha, apertando bem e para ficar compacto e moldando os lados. Coloquei no frigorifico enquanto fiz a cobertura.

  1. Para a cobertura, pus ao lume o sumo de laranja e deixei ferver 5 minutos. Enquanto isso, parti o chocolate em pedaços e levei ao microondas a derreter 3 minutos, parando a cada minuto para mexer.
  2. Juntei o sumo de laranja fervente ao chocolate e mexi até ter uma mistura cremosa. Deixei arrefecer um pouco e acrescentei o queijo quark. (se gostarem podem juntar raspa de laranja)
  3. Verti a mistura de chocolate por cima da base de bolacha e levei ao frigorifico por, no mínimo, 4 horas.
  4. Decorei com raspa de laranja e uma rodela.



















Eis um grande exemplo de como o mais simples pode ser o melhor!