Grão de bico e legumes em molho cremoso de especiarias com linhaça moída (vegan)





"Mamã, sabes o que está aqui a fazer falta? Era umas rodelas de chouriço ou linguiça. Ficava a matar." Foi o comentário do meu filho mais velho depois de o servir. Mas mudou depois de começar a comer! Pois, o meu filho J. Pedro, mais inclinado para a dieta paleo que para a vegan ou vegetariana, mudou de ideias em relação à sugestão que me fez. Sabem porquê? Tudo tem que ver com o tempero.


Quando eu era pequena e era o meu pai a cozinhar, os estufadinhos de legumes levavam sempre os enchidos a servir de tempero. Sim, é certo que dão um gostinho fantástico. Já quando era a minha mãe trocava o chouriço por pimento, ervas aromáticas e condimentos.
Eu aprendi assim, a apreciar as duas coisas. Agora, na minha idade e na fase de vida em que estou, dispenso grande parte dos enchidos. Grande parte, sim!, porque não dispenso presunto😉😊
O que é certo é que vejo cada vez mais a minha família satisfeita com estas opções. Interessa sentir satisfação no que se está a comer e isso não deixo por mãos alheias.

Passando agora á receita em concreto, a salientar o uso da água das latas de coco. São inúmeras as vezes que me perguntam onde podem usar a água que fica nas latas de leite de coco quando usamos somente  a parte sólida. Pois essa água faz milagres num estufadinho de legumes como este. Nada tem que ver com o ser feito com água ou até regado com vinho branco, a água de leite de coco, como tem misturada alguma "gordura", faz um molho mais cremoso sem no entanto se parecer com natas.
É claro que nem sempre coincide uma coisa com a outra, ou seja, fazer um estufadinho destes no dia seguinte ao uso da parte sólida do leite de coco. O que faço é congelar. Quando uso a parte sólida duma lata de leite de coco congelo a água restante. Quando preciso dela para este fim nem sequer descongelo, 1 minuto no microondas e vai como estiver para o tacho. Lá acaba por descongelar. Não foi o caso de hoje, tinha esta água fresca que resultou da fantástica torta vegana que fiz à 2 dias atrás.





Vão precisar de:
(serve 3 pessoas)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 talos de aipo cortados em tiras
  • 2 cenouras pequenas cortadas em meias luas
  • 1 pimento verde pequeno cortado em cubos
  • 1 colher de chá de cominhos
  • 1 colher de chá de pimentão doce ou paprika
  • 1 colher de café de gengibre em pó ou fresco ralado
  • 1 colher de sobremesa generosa de açafrão da terra (da Índia) ou curcuma
  • 200ml de água de coco*
  • 1 lata de tomate em pedaços
  • 1 frasco de grão de bico cozido
  • 2 mãos cheias de espinafres
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça bem servida
*Como disse em cima na introdução, tenho por hábito reservar a água que fica das latas de leite de coco quando uso apenas a parte sólida. Uso-a, entre outros fins, em estufadinhos de legumes. É um sabor incrível que lhes confere, assim como a textura é a ideal.
 Quando uso uma lata de leite de coco e utilizo apenas a parte sólida, congelo essa água para que esteja sempre disponível nestes estufadinhos.
Se não tiverem podem substituir por água, um cálice de vinho branco, natas de soja.

Confeção:
  1. Levei uma frigideira larga ao lume com o azeite, a cebola, o alho, o aipo, o pimento e as cenouras. Salteei por alguns minutos.
  2. Temperei com o pimentão doce, os cominhos, o gengibre, o açafrão e reguei com a água de leite de coco. Deixei cozinhar alguns minutos e acrescentei o tomate. Deixei cozinhar mais 4 a 5 minutos.
  3. Acrescentei o grão de bico, envolvi tudo e adicionei os espinafres. Voltei a envolver e, quando os espinafres murcharam, polvilhei com a farinha de linhaça. Envolvi mais uma vez e servi de imediato.
 





Bom apetite!

2 Comentários