Sonhos de abóbora no forno (saudável; sem açúcar)



A pedido de varias famílias cá vai uma receita de sonhos de abobora. Não, não será com certeza como a das vossas mães e avós, pelo menos é bem diferente da das minhas, é uma versão minha, muito saborosa e em que fiz o possível para retirar o máximo de calorias possível. Apostei em retirar farinha, claro que não foi a fritar e também retirei no açucar.

Esta foi uma massa levedada, tenho de confessar que a minha não cresceu muito, também não lhe deu o tempo que ela pedia. No entanto a vossa vai com certeza ter mais tempo para crescer e vão ficar ainda mais fofos que os meus.
De resto é aí o segredo, uma massa fofa, fruto da levedação. É evidente que as tradicionais fritas têm outro toque, coisa que eu acho completamente prescindível.


Vão precisar de:
  • 1 kg de abobora assada ou cozida no microondas sem água, reduzida a puré e bem espremida num pano (deve render 1 chávena de pasta de abobora; ver a receita de como fazer no microondas carregando aqui)
  • 5,5g (2 colheres de chá de 5ml de capacidade) de fermento padeiro seco 
  • 30 ml de água morna (ou leite) (37 a 40ºC)
  • 3 colheres de sopa de iogurte grego natural light
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 4 a 5 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (mel, agave, açucar de coco, mascavado, stevia,...)
  • 2 ovos
  • raspa de 1 laranja
  • 1 pitada de sal
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de farinha de espelta
  • 1/4 de caneca (60ml no copo medidor) de farinha de coco
  • 1 colher de sopa de farinha de coco + 1 colher de sopa de canela para polvilhar no fim
Confeção:
  1. Comecei por tratar da abobora. Podem ver como fazer a pasta de abobora carregando aqui.
  2. Dilui o fermento seco na água morna, mexendo cuidadosamente até se dissolver. Deixei "ativar" reservando 10 minutos. Vai aparecer uma espécie de espuma que é normal, é sinal que está "ativo".
  3. Numa tigela misturei os 9 primeiros ingredientes (fermento já ativo). 
  4. Aos poucos fui adicionando as farinhas e misturando. A farinha de coco peneirei para evitar grumos. Formei uma massa densa.
  5. Tapei com um pano e deixei levedar em local quente e sem circulação de ar por cerca de 1hora e meia.
  6. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal.
  7. Coloquei colheradas de massa no papel vegetal e levei ao forno 10 minutos. Elas vão achatar um bocadinho.
  8. Coloquei 1 colher de sopa de farinha de coco e outra de canela num prato e misturei. Logo que retirei os sonhos do forno, moldei-os na minha mão para arredondar e passei na mistura de farinha e canela.


Boas festas!

2 Comentários

  1. Vou experimentar este Natal ,mas como estou em Ponta Delgada não encontro abóbora menina -era com esta que a minha avó fazia. Qual utilizou, por favor ? Deixei de os fazer por causa de ter de os fritar ! Muito obrigada e votos de um Bom Natal .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Peço desculpa só agora responder por algum motivo não recebi notificação . Presumo que não vá a tempo de lhe responder. Pode usar a abóbora que quiser. Aqui usei menina porque era a que tinha.
      Boas festas

      Eliminar