Paté de queijo cremoso, passas e noz (saudável; low carb; paleo)





Em contagem decrescente para o natal, há que começar a pensar na ementa. Eu comecei pelo principio, ou seja, pelas entradas! Sim, até porque no que diz respeito ao parto principal não há muito por onde mudar e eu continuo fiel ao meu bacalhau confitado para a consoada e ao cabrito assado, confecionado pela minha irmã Vanda, para o dia de natal.
Ora, habitualmente as nossas entradas são há base de queijo e requeijão da serra da Estrela, não fosse eu natural de Seia. O meu pai trás sempre o melhor queijinho que se por lá faz e nós, abrimos-lhes a "tampa", e barramos nas tostas para fazer a nossa entrada.

Este ano vou mudar! Mudar faz bem, pois está claro, mas não podemos descartar as tradições. Um povo sem tradição é um povo despido de alma. Vou então manter-me fiel ao queijo e fazer um paté com frutos secos.
Se para fazer o paté precisamos de queijo derretido e cremoso, nada como escolher os melhores. São eles os queijos derretidos da Saloio da Santiago. A textura, o sabor, tudo está em perfeita harmonia para fazer o melhor dos patés.
Falando um pouco destes fantásticos queijos cremosos, a Saloio e a Santiago, duas grandes produtoras de queijo nacional, juntaram-se e "derreteram" os seus melhores queijos! É isso mesmo que acabaram de ler, elas derreteram os melhores queijos para nós os podermos saborear em pleno e como tanto gostamos, derretidos, pois está claro!
Eu tive o privilégio de os experimentar em primeira mão e só tenho isto para vos dizer: estou derretida com eles!!! Não vos sei dizer qual é o melhor, mas sei qual gosto mais😉


São 4 intensidades diferentes, o que é normal já que temos queijo de mistura derretido, queijo de cabra derretido e até de ovelha, cada um deles com as suas características próprias. Todos eles feitos com leite português, com os sabores de Portugal, que muito é de louvar já que somos mestres neste fabrico. De facto, hoje em dia temos uma certa tendência para escolher e achar que são melhores os queijos estrangeiros, mas não há nenhum que se compare aos nossos.
 Para o paté que aqui vêm usei o cremoso "Três igrejas", um queijo de mistura de leite de vaca, cabra e ovelha, e o "Alavão", um queijo de leite de vaca, ambos de intensidade média. No meu primeiro "ensaio" usei o queijo cremoso de ovelha Cerrado do Vale da Santiago. Eu adorei!!!! No entanto, tenho de chamar á atenção que o sabor é intenso e quem não é apreciador de queijo de ovelha tipo serra pode não apreciar. Foi  precisamente por esta razão que voltei e fazer e desta vez com os queijos menos intensos que já referi.


Ora, e porquê fazer um paté como entrada para o natal? O paté convida ao convívio, á conversa, á partilha. Isso para mim é essencial. São daqueles dias em que acho que podemos e devemos dispensar um pratinho individual com a entrada, e sim colocar na mesa para que, calmamente se vá saboreando o produto, enquanto saem dois dedos de conversa.


Vão precisar de:
  • 250g de queijo cremoso Três igrejas e/ou Alavão da Saloio ( ou Cerrado do Vale e/ ou Cabra Palhais 
  • 50g de queijo ralado
  • raspa de meia lima ou limão
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 colher de chá de alho em pó, orégãos e salsa, e manjericão secos
  • 1/3 de caneca (cerca de 40g) de passas de uva picadas
  • 1/2 caneca (cerca de 50g) de noz picada
  • Acompanhamento com crackers low carb (Receita para ver carregando aqui)
Confeção:
Numa tigela bati os queijos com os temperos e ervas aromáticas. Fiz com a batedeira, o ideal é fazer no processador de alimentos (o meu não estava disponível no momento e resolvi assim). Acrescentei as passas picadas e misturei. Juntei a noz e voltei a misturar. Reservei no frigorifico até ao momento de servir.





Bom apetite!

0 Comentários