"Crackers" (bolachas finas) low carb e sem glúten (com farinha de coco; paleo)






Completamente derretida com os novos queijos derretidos da Saloio e Santiago, tinha de fazer umas "bolachas" a condizer para os acompanhar.

Saloio e a Santiago, duas grandes produtoras de queijo nacional, juntaram-se e "derreteram" os seus melhores queijos! É isso mesmo que acabaram de ler, elas derreteram os melhores queijos para nós os podermos saborear em pleno e como tanto gostamos, derretidos, pois está claro!
Eu tive o privilégio de os experimentar em primeira mão e só tenho isto para vos dizer: estou derretida com eles!!! Não vos sei dizer qual é o melhor, mas sei qual gosto mais😉



São 4 intensidades diferentes, o que é normal já que temos queijo de mistura derretido, queijo de cabra derretido e até de ovelha, cada um deles com as suas características próprias. Todos eles feitos com leite português, com os sabores de Portugal, que muito é de louvar já que somos mestres neste fabrico. De facto, hoje em dia temos uma certa tendência para escolher e achar que são melhores os queijos estrangeiros, mas não há nenhum que se compare aos nossos.


Voltando ao inicio, que é o mesmo que dizer voltar ás minhas crackers, eu entendi fazer umas bolachas para "testar" o sabor de cada um dos queijinhos (claro que antes houve queijo à colherada😉😅).
 Usei uma farinha sem glúten, a farinha de coco, juntei-lhes um pouco de queijo ralado como elemento ligante e tudo o resto é apenas para lhes dar um pouco de sabor. Não usei gordura, o queijo já tem que chegue, pelo que o iogurte grego pareceu-me o ideal para a substituir. Resumindo, muita proteína, fibras solúveis da farinha e boa gordura numas simples bolachinhas.




Ah, pois, ainda falta dizer qual é o meu preferido. Acham que eu deixava essa em "stand by" para vocês terem que me perguntar. Eu tenho de ser sincera. Como sabem eu sou serrana, logo, queijo de ovelha e queijo de cabra são os meus preferidos. Derretidos só podia dar qualquer coisa do outro mundo (se bem que já o fiz muitas vezes no microondas em casa😉). Já a família preferiu os queijos de mistura menos intensos.




Vão precisar de:
  • 6 colheres de sopa de farinha de coco
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de salsa seca, de órgãos secos e manjericão
  • 1/2 colher de chá de alho em pó ou massa de alho ou alho esmagado
  • 1/4 de colher de chá de fermento em pó
  • 100g de queijo ralado (usei mozarela)
  • 5 colheres de sopa de iogurte grego natural (usei light)
  • água q.b.
Acompanhamento:

Confeção:
(fotos no fim)

Nota: Fiz a massa numa tijela misturando apenas com uma colher para mostrar que é possível fazer assim. Fica bastante melhor se a fizerem no processador de alimentos ou liquidificador.

  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC com ventilador.
  2. Numa tigela misturei todos os ingredientes secos. Acrescentei o iogurte grego e voltei a misturar. Aos poucos e misturando a cada adição, acrescentei água até formar uma bola.
  3. Passei para uma folha de papel vegetal e estiquei até estar fina, com os meus dedos ou com o rolo da massa e folha de papel vegetal em cima. Não se preocupem se notarem a desintegrar-se ligeiramente nas pontas, o queijo ao derreter no forno vai fazer de elemento de ligação.
  4. Acertei num retângulo perfeito como cortador de pizzas, também fiz quadrados com o cortador de pizzas, passei para o tabuleiro do forno e levei ao forno cerca de meia hora (tenham atenção ao forno, o ventilador ligado trás muitas "surpresas" desagradáveis).
  5. Deixei arrefecer antes de as separar. Se estiverem muito agarradas, podem passar novamente o cortador de pizza.










Bom apetite!



0 Comentários