Tarte de lima com base de oreo caseira (saudável; "fit"; sem açúcar; opção vegan; sem glúten)



Há uma nova sobremesa no meu pódio, eleita pelos membros da minha ilustre família! É mesmo esta receita, minhas senhoras e meus senhores, é mesmo esta tarte de lima!
Eu já fiz uma série de tartes e cheesecakes de lima, outras tantas sobremesas de sabor a lima, todas muito apreciadas cá por casa seja de verão ou inverno. Entre elas de destacar:  Cheesecake de Lima e Abacate, Mousse de limaPudim de lima, queijo quark e clarasSemifrio de lima e chocolate.


Esta teve direito a novidades. E que novidades…. Começando pela base. Todos sabemos que lima e oreo são mais que amigos, nas sobremesas combinam como namorados apaixonados. Eu até nem tenho nenhum problema em comer uma oreo de vez em quando, apenas lhe retiro o creme, ainda assim é raríssimo comprar. Nem me lembro quando é que foi a ultima vez que isso aconteceu, talvez à uns 2 anos atrás. Por outro lado não tenho conseguido fazer um creme em condições para fazer as próprias das oreos em casa (esse é um assunto em estudo e parece que terei mesmo que acelerar esse dito estudo já que os meus filhos começam a ficar ansiosos….). Adiante. Fiz então uma base para a tarte com a massa das oreos vegan que já experimentei e deu certo.


Mas o recheio… Ai o recheio… O recheio queria-se leve, pouco calórico e que não soubesse ao habitual cá em casa nestas circunstancias: iogurte ou queijo quark. No fundo eu queria um creme tradicional, mas sem o valor calórico do mesmo.
A tarte que fiz anteriormente com manteiga de amêndoa serviu de mote para esta esta. Diria que foi um pequeno ensaio já que já tinha esta em mente.


Não vos vou dar a receita aqui, isso é mais ali em baixo, fica apenas um apontamento para a farinha que usei na base, o trigo sarraceno, uma das farinhas mais proteicas no mercado corrente. Eu tenho comprado no intermarché.
 O café em pó a que me refiro, descafeinado no meu caso já que não bebo café e só tenho em casa capsulas para quando tenho convidados (o marido bebe café fora para eu não sentir o cheirinho😉😊), é instantâneo, pelo que podem trocar por descafeinado ou aquelas cevadas que sabem a café. É apenas para dar aquele sabor meio amargo que a bolacha oreo tem. Podem provar a vossa massa e ver se querem um bocadinho mais amargo e colocar mais uma pitada de café.



Vão precisar de:
Base
  • 150g (1 caneca/ 250ml no copo medidor) de farinha de trigo sarraceno (ver nota*)
  • 50g (1/2 caneca/ 120ml no copo medidor) de cacau em pó
  • 1 colher de sobremesa de café ou descafeinado instantâneo ou cevada (em pó; opcional) 
  • 1/2 de colher de chá de fermento em pó
  • 75ml (5 colheres de sopa) de agave ou mel ou xaropes/ geleias adoçantes
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de iogurte natural grego ou vegetal (ou mais azeite)
  • 4 a 6 colheres de sopa de água
Recheio
  • 400ml de leite ou bebida vegetal
  • sumo e raspas de 1 lima
  • 1/4 de colher de chá de gengibre em pó ou ralado finamente (opcional)
  • 1 e 1/2 colher de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 4 a 5 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (ver nota**) (usei 40 gotas de stevia líquido)
  • 1/2 caneca (120ml no copo medidor) de iogurte natural grego ou vegetal
  • 3 folhas de gelatina ou 1 colher de chá de agar agar em pó
  • decoração com lima e bagos de romã
Notas
*Podem substituir por farinha de aveia ou de espelta na quantidade de 1 chávena de 250ml.
**Podem usar qualquer ingrediente adoçante, liquido ou sólido. Os açucares mais escuros como o de coco ou o "Brown sugar" irão dar um tom mais amarelo que o meu.

Confeção:
(fotos no fim)
Base
  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro.
  2. Numa tigela misturei bem os ingredientes secos. Juntei os líquidos e amassei com a minha mão até ter uma bola.
  3. Estiquei a massa obtida no fundo e lados da forma. (Nota: Se eventualmente estiver um pouco mole, colocar 5 minutos no frigorifico).
  4. Piquei toda a superfície com um garfo e levei ao forno 10 minutos enquanto preparei o recheio.


Recheio
  1. Num tachinho misturei bem o leite com o amido de milho, o sumo e a raspa da lima, o gengibre e o adoçante. Levei ao lume, brando e mexendo com frequência, até ter um creme fino idêntico a um bechamel.
  2. Pus as folhas de gelatina a hidratar em água. Retirei o creme do lume, adicionei o iogurte e depois as folhas de gelatina.
  3. Verti este creme sobre a base e reservei no frigorifico durante a noite (mínimo 6 horas).
  4. Decorei com rodelas de lima e bagos de romã.
 

 


Tão bom!




1 Comentários