Nuggets de frango crocantes com quinoa no forno (saudáveis; "fit")



Será com certeza a receita mais "fit" de nuggets que já fiz.
Habitualmente faço os nuggets panados em coco ralado, exatamente da mesma forma que os panados de frango que vos mostrei aqui. É uma forma simples e deliciosa de comer frango panado e que não deixa pilhas de loiça suja.



Desta vez troquei o coco ralado por quina cozida. Não, a ideia não foi minha, há várias publicações por esta blogosfera fora, não consigo saber de quem foi a brilhante ideia. O que eu fiz de diferente foi o que vem antes da quinoa, ou seja, não usei farinha nem ovo. Tal como faço com os panados em coco, usei iogurte (ou queijo quark) e mostarda Dijon, embora aqui tenha usado outras proporção nas quantidades.
A vantagem, para além das obvias nutricionais, é que nem sequer preciso de temperar a carne. O resultado são uns nuggtes crocantes, uma verdadeira bomba de proteína e até fibra da quinoa, sem pilhas de loiça para lavar e prontos para o forno em 10 minutos!

Vão precisar de:
(serve 3 pessoas)
  • 450g de peito de frango partido em pequenos pedaços
  • 1/4 de caneca de quinoa crua
  • 1 colher de sobremesa de iogurte grego natural ou queijo quark (queijo fresco batido 0% mat. gorda)
  • 1 colher de sobremesa de mostarda Dijon
  • ervas aromáticas a gosto (usei 1 colher de chá de orégãos e outra de manjericão seco)
  • Molho de iogurte: ver a receita carregando aqui
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Comecei por cozer a quinoa em 1/2 caneca de água temperada com sal. Quando sem água, retirei do lume, soltei-a com um garfo e deixei arrefecer.
  2. Pus o forno a aquecer a 220ºC e forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal.
  3. Pus os pedaços de frango numa tigela. Num copo misturei o queijo quark (ou iogurte) com a mostarda. Verti sobre o frango, juntei as ervas aromáticas e misturei bem de forma a que todos os pedaços de frango fiquem bem besuntados.
  4. Passei a quinoa para um prato. Coloquei os pedaços de frango no prato da quinoa e pressionei para que agarre. Coloquei em cima do papel vegetal.
  5. Levei ao forno cerca de meia hora até estarem ligeiramente tostados.
  6. Servi com salada e molho de iogurte (ou queijo quark).

 




Bom apetite!


2 Comentários

  1. Ficou muito bom! Inspirada na lambuzice da minha filha, acrescento apenas que se com a salada de alface juntar fatias de manga fica uma combinação fresquinha com o doce a contrastar com o sabor da mostarda. A repetir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, nem quero imaginar… Essa combinação deve ficar um agridoce maravilhoso. E eu que adoro o agridoce. Não sei se alguma vez misturei manga com mostarda, mas é para fazer brevemente! Aliás, acho que já me está a inspirar a qualquer coisa.
      Muito obrigada, adorei a ideia!

      Eliminar