Feijão branco com curgete em molho cremoso de leite de coco (vegan; saudável)





O feijão branco é o novo "queridinho" do mundo fitness. Para além de ser uma excelente fonte de fibras, proteínas, flavonoides (substancias antioxidantes), vitaminas do complexo B, ferro, zinco, magnésio e cálcio, ele ainda ajuda a emagrecer.
É que na sua composição está uma proteína que reduz a absorção de hidratos de carbono através da inibição de enzimas que convertem o amido (hidratos de carbono) ingerido em glicose (açúcar no sangue), logo não são absorvidos. As suas fibras também promovem a sensação de saciedade. Ainda por cima combina na perfeição em muitos pratos.

Posto isto, há que incluí-lo na nossa alimentação sem medos nem preconceitos. Sei que é muito mal visto por muitos, também sei que não é propriamente pobre de calorias, mas tudo tem que ver com as quantidades que se comem e como acompanhamos. Tantas vezes acompanhamos os nossos partos de carne com arroz e esquecemos que também ele está cheio de calorias e com pouco valor nutricional!
Esta é uma refeição simples, de poucos ingredientes, no entanto não lhe falta sabor. A ideia é fazer uma feijoada vegana em poucos minutos e que não pesa.
Cá em casa, como presumo na casa de muitos de vós, não é fácil levar á mesa uma "feijoada" sem carne. Claro que os "homens " da casa estranham e torcem o nariz. Eu arrisco! Acima de tudo recuso-me a fazer mais que um prato por refeição, assim como me recuso a ser eu a ceder sempre ao que eles gostam. Grande parte das vezes sou surpreendida pelo meu marido, que apesar de continuar a gostar das refeições tradicionais, tem aprendido que há lugar para tudo á mesa desde que bem confecionado.
Vamos á receita?
Vão precisar de:
(serve 3 a 4 pessoas)
  • 400g de feijão branco peso escorrido
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 8 colheres de sopa (meia lata) de tomate em pedaços
  • 1 colher de chá de tomilho e outra de manjericão secos (ou outras ervas aromáticas que prefiram)
  • 1 curgete média
  • 150ml de leite de coco de lata* (bem agitado e á temperatura ambiente)
  • sal
  • tomilho fresco na decoração
Nota* Em alternativa ao leite de coco podem usar natas de soja. Para opção não vegan podem usar queijo creme magro (há um ótimo no supermercado Lidl que é pouco calórico e económico) ou iogurte ou queijo quark (queijo fresco batido 0% mat. gorda). Para a opção iogurte ou queijo quark, e porque estes alimentos vão ficar mais líquidos se estiverem ao lume, coloca-se só no fim, depois do lume desligado. Se tiverem duvidas podem ver a técnica carregando 👉aqui

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Levei ao lume uma frigideira alta e larga com a cebola, o alho e o azeite. Quando a cebola já estava mole, acrescentei o tomate e as ervas aromáticas. Deixei cozinhar 5 minutos em lume baixo.
  2. Juntei a curgete partida em meias luas, depois o leite de coco e deixei levantar fervura.
  3. Adicionei o feijão (escorrido) e cozinhou mais 5 minutos, até a curgete estar tenra (não cozida).
  4. Servi de imediato com tomilho fresco.
 

Bom apetite!


2 Comentários

  1. Mas para quem quer seguir uma alimentação paleo o feijão branco está na chamada zona cinzenta não está? Mas tem mt bom aspeto 😊😊😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Não faço a menor ideia em que zona está, nem sequer sabia que as dietas tinham "zonas" de alimentos. Não sigo nenhuma dieta especifica, apenas me preocupo em ter uma alimentação saudável e manter o meu peso (se bem que preciso de engordar que estou à mais de meio ano abaixo dos 48kg😞😞).
      Posso garantir-lhe que é absolutamente delicioso!

      Eliminar