É que na sua composição está uma proteína que reduz a absorção de hidratos de carbono através da inibição de enzimas que convertem o amido (hidratos de carbono) ingerido em glicose (açúcar no sangue), logo não são absorvidos. As suas fibras também promovem a sensação de saciedade. Ainda por cima combina na perfeição em muitos pratos.
Posto isto, há que incluí-lo na nossa alimentação sem medos nem preconceitos. Sei que é muito mal visto por muitos, também sei que não é propriamente pobre de calorias, mas tudo tem que ver com as quantidades que se comem e como acompanhamos. Tantas vezes acompanhamos os nossos partos de carne com arroz e esquecemos que também ele está cheio de calorias e com pouco valor nutricional!
Esta é uma refeição simples, de poucos ingredientes, no entanto não lhe falta sabor. A ideia é fazer uma feijoada vegana em poucos minutos e que não pesa.
Cá em casa, como presumo na casa de muitos de vós, não é fácil levar á mesa uma "feijoada" sem carne. Claro que os "homens " da casa estranham e torcem o nariz. Eu arrisco! Acima de tudo recuso-me a fazer mais que um prato por refeição, assim como me recuso a ser eu a ceder sempre ao que eles gostam. Grande parte das vezes sou surpreendida pelo meu marido, que apesar de continuar a gostar das refeições tradicionais, tem aprendido que há lugar para tudo á mesa desde que bem confecionado.
Vamos á receita?
Vão precisar de:
(serve 3 a 4 pessoas)
- 400g de feijão branco peso escorrido
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de azeite
- 8 colheres de sopa (meia lata) de tomate em pedaços
- 1 colher de chá de tomilho e outra de manjericão secos (ou outras ervas aromáticas que prefiram)
- 1 curgete média
- 150ml de leite de coco de lata* (bem agitado e á temperatura ambiente)
- sal
- tomilho fresco na decoração
Nota* Em alternativa ao leite de coco podem usar natas de soja. Para opção não vegan podem usar queijo creme magro (há um ótimo no supermercado Lidl que é pouco calórico e económico) ou iogurte ou queijo quark (queijo fresco batido 0% mat. gorda). Para a opção iogurte ou queijo quark, e porque estes alimentos vão ficar mais líquidos se estiverem ao lume, coloca-se só no fim, depois do lume desligado. Se tiverem duvidas podem ver a técnica carregando 👉aqui
(fotos no fim)
- Levei ao lume uma frigideira alta e larga com a cebola, o alho e o azeite. Quando a cebola já estava mole, acrescentei o tomate e as ervas aromáticas. Deixei cozinhar 5 minutos em lume baixo.
- Juntei a curgete partida em meias luas, depois o leite de coco e deixei levantar fervura.
- Adicionei o feijão (escorrido) e cozinhou mais 5 minutos, até a curgete estar tenra (não cozida).
- Servi de imediato com tomilho fresco.
Bom apetite!
2 Comentários
Mas para quem quer seguir uma alimentação paleo o feijão branco está na chamada zona cinzenta não está? Mas tem mt bom aspeto 😊😊😊
ResponderEliminarBoa noite! Não faço a menor ideia em que zona está, nem sequer sabia que as dietas tinham "zonas" de alimentos. Não sigo nenhuma dieta especifica, apenas me preocupo em ter uma alimentação saudável e manter o meu peso (se bem que preciso de engordar que estou à mais de meio ano abaixo dos 48kg😞😞).
EliminarPosso garantir-lhe que é absolutamente delicioso!