Bolinhos de requeijão, limão e sementes de chia (saudável; "fit"; sem açucar; com farinha de espelta)






Para as lancheiras desta semana escolhi uns bolinhos de requeijão com sabor a limão e enriquecidos de sementes de chia.
A farinha que usei para fazer os meus bolinhos já é habitual cá em casa e tem uma razão de ser, é que a espelta comporta-se nos bolos como a sua "prima" farinha de trigo, no entanto tem um valor nutricional muito diferente. Esta é uma farinha rica em fibras, vitaminas do complexo B e minerais, tem elevado índice de proteína e os seus hidratos de carbono são complexos, sendo que ainda é de fácil digestão. Não posso deixar de referir o sabor "adocicado" que esta farinha tem, fazendo lembrar farinha de noz.
O sabor a limão ou laranja nos bolinhos de requeijão também é habitual cá em casa, não porque seja necessário disfarçar o requeijão, mas porque gostamos mesmo dessa combinação. Por falar em requeijão, usei aqui o Requeijão Saloio Natural, um produto rico em proteína que faz com que os meus bolinhos sejam excelentes para o propósito que os fiz: afastar a fome para bem longe até à hora da refeição.
Desta vez entendi enriquecer com sementes de chia, que é o mesmo que dizer uma dose extra de fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais.
Hoje também fiz um "molho" para os bolinhos. Na realidade só fiz para alguns e apenas para vos mostrar aqui uma solução de apresentação duns bolinhos simples, proteicos e fibrosos.
Não, eu não gosto desta cobertura e não a comi, no entanto, não faço comida só para mim, nem tão pouco os bolos são só para a minha lancheira, e o meu marido acha que eles merecem mais qualquer coisinha em cima. Como não é nada dado a cremes do tipo "cupcake", optei por fazer esta espécie de molho com sumo de limão, raspas e um pouco de óleo de coco para que se mantenha firme.


Vão precisar de:
  • 1 e 1/2 caneca (370ml no copo medidor) de farinha de espelta
  • 1 e 1/4 colher de chá de fermento em pó
  • 1 e 1/2 colher de sopa de sementes de chia
  • 1 pitada de sal
  • 170g de Requeijão Saloio Natural
  • 1 ovo
  • 8 a 10 colheres de sopa de ingrediente adoçante (mel, agave, açucar de coco, mascavado, geleias/xaropes adoçantes,...; usei stevia liquido)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de iogurte grego (ou +1 colher de sopa de azeite)
  • raspas de 2 limões
Cobertura
(Como disse na introdução, é completamente opcional. Fiz uma pequena quantidade, apenas para alguns, e  para vos mostrar)
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco á temperatura ambiente
  • 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante (de preferência liquido)
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão + raspas
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Numa tigela misturei bem os ingredientes secos. Noutra tigela bati os restantes ingredientes.
  2. Verti a mistura liquida sobre a de secos. Obtive uma massa elástica, densa, mas não é moldável com a mão. Levei ao frigorifico meia hora para que as sementes "hidratem" um pouco.
  3. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei o tabuleiro com papel vegetal.
  4. Com a ajuda de duas colheres de sopa fiz bolas, passando massa entre as colheres. Coloquei-as no tabuleiro e levei a assar cerca de 25 minutos (até racharem e estarem ligeiramente dourados).
  5. Para o molho da cobertura, misturei bem os ingredientes numa tigelinha. Verti sobre os bolinhos e deixei arrefecer.





Tão simples, tão bom!

0 Comentários