Pizza de queijo fresco natural e figos com base sem glúten de trigo sarraceno (saudável; "fit")





Não é muito comum vermos as pizzas feitas com queijo fresco. Ficam maravilhosas com chèvre, com requeijão sem irem ao forno são uma tentação, enfim, faz-se de tudo e há muitos exemplos aqui no blogue, mas com queijo fresco para saladas é frequente só mesmo nas pizzas que não regressam ao forno depois de feita a base.
O que está errado! O queijo fresco assado no forno fica maravilhoso! Não há nada de mal e é uma autêntico petisco. A vantagem é principalmente as calorias. Por norma são queijo pouco calóricos e muito proteicos, ou seja, ouro sobre azul! E não tudo que nós queremos?!
Ora, uma bela de pizza, numa base pouco calórica, com um recheio pobre em gordura e rico em proteína, minerais, vitaminas e ainda as fibras da fruta é o melhor que me podem dar! Bom, a mim não me deram já que tive de ser eu fazer, mas ficam a saber que me consolei!!!
 Aqui usei um molho por cima da base de iogurte grego e mozarela ralada. É completamente opcional e o que aconselho é não abrirem propositadamente uma embalagem de queijo ralado para a fazerem.
O queijo fresco que usei foi da Saloio, um queijo que, apesar de leve, mantém o sabor dum tradicional queijo fresco. Não é por acaso que já foi premiado várias vezes como o melhor do país! O que não aconselho é mesmo o uso dos magros, não só porque não vão obter os melhores resultados, como vão perder muito em sabor. Este é o melhor, pelo sabor, pela leveza como já disse e as calorias estão perfeitas. Para terem uma ideia, 100g de mozarela ralada tem cerca de 335kcal enquanto 100g de queijo fresco tem 140kcal.
Em conclusão, usar queijo fresco é cortar em gordura, cortar em calorias e aumentar em proteína.

A combinação que aqui fiz é qualquer coisa…. Eu já a fiz com o chèvre de cabra, essa acho que já toda a gente fez, é sublime ou mesmo transcendental, mas olhem que esta não ficou atrás. Nem digo mais nada, experimentem.

Vão precisar de:
  • Base para pizza feita com trigo sarraceno e iogurte grego sem glúten: receita carregando👉aqui
ou
  • Base para pizza feita com farinha de espelta e iogurte grego ou queijo quark: receita carregando👉 aqui
Recheio
Molho (é opcional):
  • 2 colheres de sopa de iogurte grego natural
  • 2 colheres de sopa de mozarela ralada
  • ervas aromáticas a gosto (usei salsa seca e orégãos da Chaparral)
Cobertura:
  • 3 queijos frescos natural de 80g
  • 5 figos frescos
  • salsa, manjericão e orégãos secos para aromatizar
  • noz picada 
  • rúcula

Confeção:
(fotos no fim)
  1. A base desta pizza foi a de trigo sarraceno. 
  2. Enquanto a base esteve no forno preparei o molho. Coloquei os ingredientes numa tigela e misturei. É completamente opcional e podem colocar as fatias de queijo fresco diretamente na base que fica fantástico.
  3. Cortei o queijo em rodelas e os figos em fatias.
  4. Espalhei o molho na base, distribuí rodelas de queijo fresco, depois de figos e levei novamente ao forno, agora a 200ºC, até o queijo estar amolecido.
  5. Retirei e decorei com noz e rúcula.





Bom apetite!




0 Comentários