Brownie de chocolate, couve flor e batata doce crus com textura "fudge" (saudável; sem glúten; sem frutos secos; feito com legumes)





Nem sei se ei-de começar por vos falar das características deste bolo, se do resultado final, se de onde veio a receita….
Bom, dizem que devemos começar pelo inicio, assim sendo, cá vai. Apareceu-me uma receita idêntica a esta que vos dar no meu instagram. Eram uns muffins de chocolate feitos com estas características. Eu quando vi que era feito com couve flor e batata doce crua, abri logo a "pestana". Quem me segue á mais tempo conhece o meu interesse por tudo quanto é sobremesa feita com legumes, nomeadamente couve flor, não fosse minha a já conhecida por muitos mousse de chocolate de couve; quando se trata de usar os legumes em cru o interesse sobe de tom.
Fui investigar a receita e achei que tinha tudo para dar certo, no entanto, eu já fiz á algum tempo uns muffins com o tipo de massa que obtemos por estas receitas e achei-os demasiado moles. Na altura melhorei a receita e publiquei-a aqui. Agora achei que ficava bem em formato de brownie de textura fugde e foi isso que fiz. A receita original é do site "paleoglutenfreeeats". Eu cheguei até ele por uma partilha da página "healthyfood".
Infelizmente não tive bons resultados com as quantidades da receita original, o que é normal quando se trata de receitas com produtos não processados. Nem sempre se consegue as texturas pretendidas quando cozinhamos frutas e legumes. Fiz os meus acertos mantendo a ideia base.
O resultado final foi um fantástico brownie de textura suculenta, uma incrível sobremesa, mais que saudável, surpreendentemente diferente sem que ninguém sequer adivinhe que é. Este é o principal ponto a salientar no resultado final: acreditem que ninguém sequer vai sonhar de que é feita e, se eventualmente desconfiarem é do abacate e não da couve ou batata doce.
Não é difícil perceber que este é tudo menos um bolo convencional, pelo que as suas características são singulares e muito atrativas para quem está de dieta lhe apetece um bolinho, para não falar nos alérgicos ao glúten ou até aos amentes de ginásio e desporto.
Vão precisar de:
  • 3 chávenas de batata doce descascada e partida em cubos (450g de peso)
  • 2 chávenas de couve flor partida em pequenas flores (300g de peso)
  • 1 abacate grande (ou 1 banana grande ou 1 abacate pequeno e 1/2 banana)
  • 2 ovos
  • 1/2 caneca (120ml no copo medidor) de cacau em pó
  • 3 colheres de sopa de farinha de coco
  • 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei 80 gotas de stevia liquido)
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
  • 40g de chocolate preto (opcional)
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Forrei uma forma retangular de 20 por 24 cm com papel vegetal. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  2. Descasquei e parti a batata doce em pequenos cubos. Coloquei no processador de alimentos e triturei até ter uma pasta grossa. Passei para uma tigela.
  3. Parti a couve flor em pequenas flores e também a coloquei no processador de alimentos até estar num granulado fino. Juntei o abacate e meia banana e voltei a triturar. Passei esta "pasta" para a tigela da batata doce.
  4. Acrescentei os restantes ingredientes e misturei bem.
  5. Coloquei a massa obtida (é uma massa densa e que não escorre) na forma, espalhei o chocolate picado com uma faca e levei ao forno 1 hora. Desliguei o forno e mantive o bolo no interior por mais meia hora.
 

 


 


 

 


Tão bom...



0 Comentários