"Falafel" com quinoa no forno (saudáveis; sem glúten; sem farinha; vegan)





Para quem não sabe, "falafel" são bolinhos de grão de bico misturados com condimentos e ervas aromáticas, tradicionalmente fritos. São originários do Médio Oriente, embora hoje em dia sejam consumidos em todo o mundo.
O grão é uma leguminosa nutricionalmente muito interessante, contém fibras, proteínas, vitaminas e minerais. A sua casca contém celulose que estimula o funcionamento do intestino. Para além disso, as fibras solúveis do grão de bico ajudam o organismo a eliminar açucares, gorduras e colesterol, daí ser um grande aliado para quem está de dieta.

 Se a isto juntarmos quinoa eu diria que temos uma verdadeira explosão de proteína e fibras. É que a quinoa, considerada um superalimento, para além de isenta de glúten, é rica em proteína, fibra, ferro, fosforo, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B e vitamina E e antioxidantes.

Passando agora á receita em si, a ideia de juntar estes dois fantásticos alimentos não é minha, há variadíssimas receitas por esta blogosfera fora, eu apenas me limitei a fazer as minhas "proporções". Não "abusei" da quinoa, já que acho que iria tirar a essência da receita tradicional, apenas a usei para "secar" a massa.
Como o inicio do ano escolar começam também as marmitas para a minha filha Camila. Neste 12º ano não são muitos os dias que tem de almoçar no colégio, ainda assim há reuniões e ensaios para o Sarau que por norma são na hora do almoço. Resolvi fazer uma boa quantidade de falafel para congelar alguns e servirem para os almoços dela.

Vão precisar de:
(Fez 40 bolinhos)
  • 200g de quinoa crua (1 caneca)
  • 800g de grão de bico cozido (2 frascos - peso escorrido)
  • 1 cebola
  • 6 dentes de alho
  • 2 colheres de chá de cominhos secos
  • 1 molho de salsa
  • 1/4 molho de coentros
  • 3 colheres de sopa de farinha de linhaça (ou amido de milho)
  • sal q.b.
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • sumo de 1 limão
  • 60ml de água
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Comecei por cozer a quinoa em água temperada com sal. Cozo na proporção de 2:1 (2 de água para 1 de quinoa).
  2. No processador de alimentos comecei por triturar o grão de bico com a cebola e o alho. Quando já estava num puré grosso, juntei  a salsa, os coentros, o cominho, a linhaça, sal, azeite, sumo de limão e a água. Triturei tudo até ter uma pasta bem grossa.
  3. Passei para uma tigela e juntei a quinoa. Misturei tudo muito bem. Como a minha quinoa ainda estava quente, deixei arrefecer a massa totalmente para ser mais fácil de moldar. (Eu fiz a massa á noite e reservei no frigorifico até há hora do almoço do dia seguinte; podem apenas esperar que a massa arrefeça por completo)
  4. Pus o forno a aquecer a 220ºC. Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal.
  5. Com as minhas mãos fiz bolas do tamanho de almondegas e achatei-as ligeiramente. Coloquei-as no papel vegetal e levei ao forno a assar 30 minutos. Elas não ficam muito douradinhas no lado voltado para nós, mas ficam do lado do papel vegetal.
  6. Levei ao forno apenas metade da quantidade. Os restantes congelei.
  7. Servi com salada de alface roxa, espinafres baby, rúcula, tomate cereja e rebentos de feijão mungo.








Bom apetite!






0 Comentários