"Muffins" de chocolate, curgete e abacate



É o paraíso dos muffins! Sim, porque estes não são só deliciosos, são deliciosos, suculentos quase a desfazer na boca e com um conjunto de ingredientes que só nos fazem bem....
aqui vos disse que o que distingue os muffins dos "cupcakes" ou queques portugueses é a sua massa. Esta é feita rapidamente e de forma simples, nunca deve bater os ingredientes mas sim mistura-los com a colher de pau ou uma espátula e até mesmo os ovos devem simplesmente ser batidos com um garfo ou misturados. É este procedimento, a par da quantidade de ingrediente adoçante ser menor, que faz distinguir os "muffins" dos seus "primos". A sua massa densa, húmida, pesada e pouco doce, faz deles excelentes para comer em qualquer altura do dia, mesmo ao pequeno almoço.
Estes em especial, por terem num só bolinho ingredientes que tão bem nos fazem e tanto contribuem para a nossa dieta.
Outra receita de "muffins" de choclate: Muffins de chocolate noz
Outras receitas doces com curgete:
Brownie de cacau courgette e banana
Bolo de cacau e courgette
Smoothie batido de morango e courgette

Para cerca de 10 bolinhos, vão precisar de:
(eu fiz 8 em forma de muffins e 6 em forma de mini queque; as minhas são de silicone mas podem fazer nas que quiserem; a medida da caneca que usei é de 250ml)
  • 1 curgete média ralada e bem escorrida num pano
  • 1 abacate médio
  • 1 ovo (podem usar ovo vegano colocando uma colher de sopa de linhaça amolecida por 5 minutos em 2 colheres de sopa de água)
  • 1/2 caneca de açúcar mascavado ou de coco ou adoçante em pó (Usei metade da quantidade de açúcar mascavado e metade de adoçante em pó; não aconselho a usar mel ou agave por ser liquido)
  • 2 colheres de sopa de leite (é opcional e podem usar o leite que quiserem)
  • 1 e 1/4 de caneca de farinha de aveia ou trigo integral
  • 1/2 caneca de cacau em pó (usei magro)
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 caneca de pepitas de chocolate (reservar algumas para a cobertura)
Confeção:
Comecei por ralar a curgete e pô-la num pano. Apertei bem para que escorra toda a água. Este é um passo importante, pois se a curgete largar muita água durante a cozedura, o bolo não vai cozer convenientemente.
Pus o forno a aquecer a 180ªC.
Descasquei o abacate, parti em cubos e triturei com a varinha mágica até estar num puré.
Numa tigela coloquei a farinha, o açúcar mascavado, o adoçante, o bicarbonato, o sal, o cacau, a canela, o ovo e o puré de abacate. Misturei bem, envolvendo com uma espatula. Acrescentei a curgete e as pepitas de chocolate (reservei algumas para a decoração) e envolvi bem.
 
 

Dividi a massa pelas formas, espalhei as pepitas de chocolate que reservei por cima e levei ao forno por cerca de 20 minutos (espetem o palito para ver se está pronto).
Deixei arrefecer antes de desformar.

Que tentação....




0 Comentários