Adoramos almondegas cá em casa. A mim fazem-me lembrar a minha infância. A minha mãe fazia muitas vezes almondegas de vitela em molho de tomate que acompanhava com esparguete ou puré de batata. Muitas vezes fiz a receita dela. Os meus filhos também adoravam.
Vão precisar de:
(serve 4 a 5 pessoas)
- 650g de peito de frango picado
- 1 curgete
- 1 cenoura
- 1 + 1 cebolas
- 1 ovo
- salsa picada q.b.
- sal
- 1 chávena de farinha de amêndoa ou pão ralado ou flocos de aveia ou outra farinha sem glúten (ex: trigo sarraceno)
- 2 + 2 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 lata de tomate em pedaços ou 3 tomates maduros partidos em cubinhos
(fotos no fim)
- Ralei a curgete e temperei com sal. Reservei alguns minutos para que mais facilmente liberte a água ao apertar. Entretanto ralei a cenoura e piquei uma das cebolas.
- Passei a curgete ralada para um pano e apertei bem para que liberte o máximo de água possível.
- Numa tigela coloquei a curgete ralada e espremida, a cenoura ralada, a cebola, 2 dentes de alho picados, o ovo, a carne picada, temperei com sal e salsa picada. Amassei tudo muito bem.
- Juntei a farinha de amêndoa e voltei a amassar. Reservei.
- Piquei a restante cebola, o restante alho e pus ao lume numa frigideira larga e funda a refogar com o azeite. Quando estavam moles juntei o tomate. Deixei cozinhar alguns minutos enquanto comecei a fazer bolas com a carne.
- Nota: A massa de carne de frango fica sempre mais mole que de outras carnes, pelo que é mais difícil fazer as bolas. Para mim não é solução adicionar mais farinha, mas sim ter paciência e ir passando as mãos por água quando as bolas começam a colar ás mãos. Foi isso que fiz, fui fazendo bolas, colocando no molho de tomate que estava ao lume e passando as mãos por água quando começam a colar.
- Deixei as almondegas cozinhar no molho durante 15 minutos e também fui acrescentando um pouco de água quando o molho se tornou muito espesso.
- Temperei com mais salsa picada.
0 Comentários