Tarte de figo, alfarroba e amêndoa






Inspirada na doçaria algarvia, elaborei esta tarte para o aniversario do meu filho José Pedro, numa versão mais saudável e simples.
Quando o meu filho era pequeno ficávamos sempre na casa de ferias no algarve até ao aniversario dele. Nesse dia comprava alguns doces regionais e um bolo de amêndoa para a festa que fazia com os vizinhos e alguns amigos que estivessem por lá. Os filhos crescem e os hábitos mudam. Nos últimos anos ele pediu-nos para vir embora antes do aniversario de forma a puder comemorar com os amigos. Assim foi mais um ano.
A festa agora já não é feita em casa, mas eu não deixo de fazer um almoço especial para este dia. Afinal de contas, também eu e o pai estamos de parabéns com o aniversario do nascimento do nosso filho. O bolo foi por isso pequeno, apenas para marcar a data.
Este ano resolvi fazer um bolo inspirado na doçaria algarvia, não só para relembrar o tempo em que comemorávamos lá o aniversario, mas também por ser um conjunto de ingredientes que nós adoramos.
Quando estava a elaborar mentalmente o que ia fazer, percebi que ia ser muito fácil aproximar-me bastante dos doces tradicionais, atendendo a que quase todos os seus ingredientes fazem parte daqueles que eu considero saudáveis, até porque são naturais, fator a que dou bastante importância.
Assim sendo, bastou-me retirar o açúcar, alguma farinha de trigo refinada e, claro, fazer à minha maneira que é o mesmo que dizer simplificar.
Não posso deixar de dizer que duma próxima vez talvez tente fazer diferente. Não é que não estivesse bom, mas visualmente a 1ª camada de amêndoa passa muito despercebida e a de chocolate "abafa" ligeiramente o sabor da alfarroba. Vamos ver o que sai da próxima...
Vão precisar de:
Base:
  • 1/3 de caneca de manteiga de coco (usei a nova Becel com óleo de coco e amêndoa - ver foto á frente; podem fazer a vossa própria manteiga de coco- ver nota**** ou usar puré de maça- ver nota**)
  • 3 colheres de sopa de mel
  • 1 caneca de amêndoa em farinha (usei da que se compra já moída mas já fiz outras sobremesas em que coloquei da laminada no processador de alimentos até estar em farinha)
Camada intermédia:
  • 4 ovos
  • 5 colheres de sopa de mel (ou açúcar mascavado ou açúcar de coco)
  • 3 colheres de sopa de puré de maça (ver nota**)
  • 200g de figos secos*
  • 100g de amêndoa em farinha
  • 1 colheres de chá de canela
  • 80g de farinha de alfarroba
  • 2 colheres de sopa de farinha de aveia (pode ser a que quiserem)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
Cobertura:
  • 100g de chocolate preto (usei 70% cacau)
  • 50 ml de licor de amêndoa***

Notas:
=> A forma que usei é de 20cm de diâmetro de fundo amovível
*Comprei os figos no Lidl e são bastante moles e doces. Se os vossos figos estiverem muito secos, coloquem a hidratar num pouco de água quente durante pelo menos 10 minutos.
** O puré de maça é um substituto natural e saudável da manteiga ou óleo. Eu costumo fazer uma quantidade razoável e guardo no frigorifico dentro dum frasco fechado, exatamente como se fosse compota de fruta. Para verem a receita e fotos carregar aqui .
***Podem usar o licor que quiserem, vinho do porto, brandymel, ou café (tipo bica), ou leite, ou óleo de coco.
Se tiverem crianças em casa ou alguém como eu que não bebe bebidas alcoólicas nenhumas (nem disfarçadas), ponham a ferver o licor que não há problema nenhum.
****Para fazer manteiga de coco basta colocar num processador de alimentos coco ralado e processar até estar em manteiga. Eu já fiz e aconselho a fazerem apenas se tiverem um processador potente e algum tempo disponível. A minha demorou mais de meia hora até o coco "quebrar" e outro tanto até estar em manteiga. Receita e fotos aqui
Esta foi a manteiga que usei na base










Confeção:
Pus o forno a aquecer a 180ªC. Forrei uma forma de fundo amovível de 20cm de diâmetro com papel vegetal.
Para a base, coloquei numa tigela a manteiga e o mel e misturei. Acrescentei a farinha de amêndoa até ter uma massa compacta. Espalhei-a na forma e levei ao forno 6 minutos. Retirei e reservei.









Para a camada intermédia, parti os figos em pedaços e triturei-os com a varinha mágica (ver nas notas*).
Numa tigela, bati os ovos com o mel e o puré de maça. Acrescentei os figos triturados e voltei a misturar. Se estiver difícil de misturar, passem a varinha mágica nesta mistura (eu passei para ser mais rápido).



Adicione a farinha de amêndoa, a de alfarroba, a de aveia, a canela, o sal e o fermento. Misturei, verti sobre a base reservada e levei ao forno 15 minutos (espetem o palito para ver se está cozido).
Retirei e reservei.


Para a cobertura, derreti o chocolate em banho maria (pode ser no microondas 1 minuto parando de 20 em 20 segundos) e pus o licor ao lume para retirar o álcool (ver a nota***). Quando o chocolate já estava em creme, acrescentei o licor aos pouquinhos e mexendo sempre até estar num creme liso .
Verti sobre a tarte, espalhei, deixei arrefecer e polvilhei com cacau.






Uma delicia!

0 Comentários