Salada grega de gão de bico, azeitonas e queijo feta



Eu adoro saladas. Nestes dias mais quentes é o que me sabe melhor em especial ao almoço. Comida quente põe cheia de calor, para não falar quando estou a confecionar. Também é certo que a minha casa ainda está fresca, até porque ainda são poucos de dias de calor intenso, no entanto, quando cheguei para preparar o almoço apetecia-me tudo menos ir cozinhar. Ando em experiencias com a Pavlova e tenho feito sempre á noite para evitar ter o forno ligado enquanto estou pela cozinha.

Mas para mim não é qualquer salada que me serve. Se é para ficar com fome na hora seguinte, simplesmente não dá para mim. Tenho por isso especial cuidado quando preparo as minhas saladas para o almoço. Têm de estar bem completas nutricionalmente, na "medida" certa.
Não nos podemos esquecer que alguns dos ingredientes comuns nas nossas saladas têm grande percentagem de água na sua composição. Temos de mistura-los com outros mais completos. Por exemplo, o tomate tem 93 a 95% de água na sua composição. Já o pepino tem 96% de água e a alface cerca de 95%.
Ora, isto quer dizer que se eu comer uma salada á base destes ingredientes estou a comer pouco mais que água. É por isso que a conhecida por salada mista serve para acompanhar refeições e não como refeição.

Assim sendo, há que procurar juntar a estes magníficos alimentos tão ricos em água e que tão bem nos fazem nos dias mais quentes, outros que sejam de facto nutritivos. Nesta salada escolhi o grão de bico, rico em fibras, proteínas e minerais (atenção ás quantidades porque é calórico!), as azeitonas para me dar boas gorduras e o queijo feta, primeiro pelo sabor, já que sou fã deste queijo, e também por também ele ter alto teor de proteína, vitaminas e minerais. Há até quem o considere, embora eu ache exagerado, o queijo mais saudável do mundo.
Não vos vou passar aqui os links de todas as saladas já publicadas aqui no blogue, demoraria uma eternidade e quem me segue facilmente vai ao local de pesquisa (lupa), escreve "salada" e logo terá imensas ideias para saladas, eu diria mesmo saladas para todos os gostos, mas vou passar o de uma das minhas saladas preferidas, que é muito simples e de sabor especial.
Salada de alface, tomate cereja, millet e frango com molho de iogurte grego
Vamos então a esta receita que é facílima.

Para 3 a 4 pessoas vão precisar de:
  • 400g de grão de bico cozido (1 frasco peso escorrido)
  • 2 tomates médios partidos em cubos
  • 1 pepino cortado em meias luas
  • 1 cebola pequena cortada em meias luas
  • 2 mão cheias de azeitonas verdes sem caroço
  • 125g de queijo feta esfarelado grosseiramente
  • folhinhas de manjericão fresco para aromatizar (opcional)
Tempero (molho)
  • 3 colheres de sopa de azeite (45ml)
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • 1 colher de sopa de vinagre branco
  • 1 dente de alho picadinho
  • sal
  • 2 colheres de sopa de orégãos secos (uso da Chaparral)
Confeção:
Numa tigela coloquei todos os ingredientes da salada.
Numa tigelinha misturei os ingredientes do tempero.
Reguei a salada com o tempero e envolvi tudo.
Está pronta a servir.

 





Bom apetite!



0 Comentários