Barritas (snack) sabor a brownie com arroz tufado sem glúten (saudável; "low carb; "low fat"; "fit")



Começou por ser um brownie de 100kcal, que partilharei em brevemente a receita aqui no blogue e, quando fui repetir a receita para testar outras alternativas de ingredientes, resolvi acrescentar arroz tufado. A verdade é que ainda não tinha nada para pôr nas lancheiras desta semana. Se a minha filha Camila já está em casa a estudar para os exames, eu e o meu marido ainda levamos qualquer coisa para "enganar" a fome. Claro que se fosse só para mim não me dava a este trabalho, eu adoro os meus potes de "overnight" de aveia e chia, ou de queijo quark e frutas, enfim, são inúmeras as alternativas nas minhas lancheiras. Já o meu marido não come nada dessas coisas, para ele "papas" ou comida sem trincar é para os bebés.


O resultado foi fantástico, consegui exatamente aquilo que queria. Umas barritas (snacks) super deliciosas, com sabor a brownie e aptas a estar ao calor.
Ora aqui é que está o interessante de tudo isto. É que estão previstos dias muitos quentes para esta semana, o que torna sempre muito mais difícil preparar marmitas e lancheiras. As barritas cruas ficam "estranhas" e eu confesso que prefiro uma fatia de bolo a qualquer barrita crua.
Como vão ao forno, o arroz tufado "murcha". Não, não fica como consumido seco, no entanto fica super bem.




Falta falar de calorias. Todo o bolo tem 995kcal feito com os ingredientes que eu usei. Se optarem por adoçar com mel passa a 1467.
Isto quer dizer que cada barra tem 120Kcal se for feito com os mesmo ingredientes que eu fiz; e 180 se optarem por mel para adoçar.

Vão precisar de:
  • 2 ovos inteiros + 1 clara
  • 1/4 de caneca + 1 colher de sopa (75ml no copo medidor) de iogurte grego natural ou puré de maça
  • 8 colheres de sopa (ou 120ml no copo medidor) de ingrediente adoçante que prefiram (mel, agave, açúcar de coco, mascavado, adoçante em pó ou liquido,...usei stevia liquido)
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco derretido ou manteiga ou azeite
  • 1/3 de caneca (80ml no copo medidor ou 5 colheres de sopa) de farinha de coco ou 1 caneca (250ml no copo medidor) de farinha de aveia
  • 8 a 10* colheres de sopa de cacau em pó ou farinha de alfarroba 
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 e 1/2 caneca de arroz tufado sem adição de açucar
*Fiz com 10 colheres quando usei farinha de aveia e com 8 colheres quando fiz com farinha de coco.

Confeção:
(fotos no fim)
Numa tigela bati bem  os ovos, a clara, o iogurte, o adoçante e o óleo de coco.
Liguei o forno a 180ºC.
Acrescentei a farinha de coco, o fermento e o sal e misturei bem. Juntei o cacau e voltei a misturar.
Envolvi o arroz tufado.
Fiz um quadrado com a massa em cima de papel vegetal e levei ao forno 15 minutos.
 
 


Tão simples, tão bom...

0 Comentários