Salada quente de quinoa e tufo com passas e pimento




Não sou grande fã de tufo, no entanto, quando consumo uma embalagem compro logo outra na ida seguinte ao supermercado. Dá imenso jeito ter em casa para uma refeição de "desenrasque", em especial em semanas em que todos os dias é preciso cozinhar á pressa e o atum já enjoa.
Se eu não sou grande fã, a minha filha Camila gosta bastante e o J. Pedro também alinha se o tempero for molho de soja.
Se o J. Pedro, em época de exames na faculdade, já está habituado a esse stress, a Camila vai estrear-se esta semana nos exames do 11º ano. Agora sim, já é serio e de alguma forma decidem o resto da vida deles. É verdade que fez exames no 6º e no 9º, mas convenhamos que eram uma "brincadeira" comparado com o que vem a seguir.
Está a ser por isso uma semana em que todas as minhas atenções estão voltadas para ela. Claro que a alimentação, cuidada como sempre, também está pensada nela e no que ela mais gosta. Ora, se para alguns pais isto seria um problema, dado que o que os jovens mais gostam nem sempre é que lhes faz melhor, comigo é tudo muito fácil. A Camila é fã de comida saudável, todos os dias vai ao ginásio, faz questão de se alimentar adequadamente para todas as atividades que tem. Quem me dera que fosse assim com o J. Pedro. Come tudo o que lhe mando para Lisboa, grelha bifes e faz coisinhas simples, mas em época de exames como tudo quanto é "porcaria". Só interessa "encher a barriga"😉
Este é um prato muito frequente cá em casa, embora nem sempre feito com tufo. Faço muitas vezes com cubos de peito de frango ou até com cubos de queijo feta. O tempero que uso é que não varia muito, se bem que fá fiz com pesto e também ficou lindamente. Os miúdos gostam, nós pais também, para quê mudar, não é?
Para 3* pessoas vão precisar de:
  • 1 embalagem de tufo (usei biológico; foto em baixo)
  • 1 colher de sobremesa de tempero para bifes da Chaparral que contém alho e louro secos** (podem substituir por alho picado ou laminado e louro)
  • 2 colheres de sopa de molho de soja da Flôr das Hortas
  • 3/4 de caneca (180ml no copo medidor) de quinoa crua (ou millet)
  • 1 mão cheia de passas (opcional)***
  • 1/2 pimento verde cortado em cubinhos
  • 1/2 pimento vermelho cortado em cubinhos
  • Tomate cereja a gosto
  • Tempero (opcional): 1 colher de sopa de azeite + 1 colher de sobremesa de vinagre balsâmico + manjericão seco 
  • manjericão fresco para decorar
*A embalagem de tufo que usei tem apenas 220g que não é muito para 3 pessoas, mas suficiente tendo em conta que o acompanhamento foi de quinoa, também ela uma fonte de proteína. Logo, não é necessário tanta quantidade do principal ingrediente fonte de proteína.
**Tenho sempre em casa este tempero para bifes da Chaparral. Trata-se de alho e louro secos misturados numa única embalagem. Sempre á mão, sempre pronto a usar, e apenas seco.
***Nem sempre ponho as passas, apesar de dar um sabor incrível e o contraste do doce com o sabor de molho de soja ficar lindamente. Já fiz com azeitonas, com arandos, com amêndoa laminada e com pedacinhos de abacaxi.

Confeção:
Comecei por temperar o tofu. Gosto de o marinar pelo menos meia hora, hoje ficou durante a manhã.
Coloquei numa tigela, juntei-lhe o tempero seco de alho e louro e reguei com o molho de soja. Reservei no frigorifico.






Pus a quinoa a cozer em 360ml de água temperada com 1 pitada de sal.
Ao mesmo tempo pus uma frigideira anti aderente ao lume untada com um fio de azeite. Quando quente, coloquei o tufo partido em cubos com a marinada (não tem quase liquido pois o tufo absorve). Deixei dourar dos dois lados em lume médio /alto.
Retirei, reservei e coloquei os cubos de pimento a saltear na mesma frigideira até murcharem.








Entretanto a quinoa já está cozida e misturei-lhe as passas, de seguida o pimento salteado.
Parti o tomate cereja ao meio. Preparei o molho misturando os ingredientes (é opcional e serve apenas para dar um pouco de brilho á refeição).
Servi o tomate e o tufo em cima da mistura de quinoa e decorei com manjericão fresco.






Bom apetite!

0 Comentários