Pudim Flan (saudável; sem açucar; sem ovos; sem lactose; opção vegan)



Pudim Flan não é uma sobremesa apreciada cá em casa. Para ser sincera, contam-se pelos dedos das mãos as vezes que comi e, no caso dos meus filhos, só mesmo uma mão será preciso. Eu não me lembro de alguma vez ter feito, a minha mãe também raramente fazia, só me lembro de comer em casa da minha sogra á muitos anos numa única ocasião e talvez em festas quando era pequena.

Como costumo dizer cá em casa, nunca é tarde para fazer o que quer que seja pela primeira vez e o pior de tudo é mesmo pensar que não se conhece aquilo que é tão banal para muitos. Foi daí que resolvi fazer pudim flan para a família.
E porque é que não fiz um pudim normal, retirando-lhe apenas o açucar?
 Nem eu nem ninguém da família tem qualquer intolerância alimentar, também não seguimos nenhuma dieta especifica, de resto dispenso fundamentalismos na minha vida. No entanto esta sobremesa foi feita para comer a seguir a uma refeição de ovos, o que quer dizer que, para mim, já tinha ovos que chegassem para aquela refeição.


O açafrão que usei para substituir os ovos nesta sobremesa, muito usado na comunidade vegan para este efeito, só me trás benefícios. Estamos a falar duma sobremesa pós refeição completa e não de um lanche, pelo que não tenho como objetivo ir nela buscar qualquer macronutriente importante para a refeição. Já no que diz respeito a outro tipo de nutrientes que não os macro, são sempre bem vindos.
O açafrão é uma especiaria, tal e qual como a canela, e é das mais completas que se conhece. Estamos habituados a vê-lo nos pratos salgados, mas ele não é salgado e tem inúmeros benefícios para a saúde. Tem propriedades anti-inflamatórias, é uma antioxidante, tem ação antidiabética, antiviral, anti tumoral, antibacteriana e antifúngica. Porque não usa-lo nos nossos doces? Olhem que retirei algumas calorias. 

Esta não é a primeira vez que faço uso dele nas minhas sobremesas, podem ver a Tarte Nata feita com açafrão carregando👉aqui e mais uma vez estou a tentar convencer os seguidores mais conservadores a não terem medo de arriscar, de fazer diferente. Há espaço para tudo nas nossas vidas e na nossa alimentação.
Falta falar de calorias.
 ⇒Se fizerem com stevia são 325Kcal todo o preparado que, dividido por 6 dá 54kcal por pudim feito em forma de muffins.
 ⇒Se fizerem com, por exemplo, mel, são 579Kcal todo o preparado que, dividido por 6 dá 97kcal por pudim feito em forma de muffins.

Vão precisar de:
(rende 6 pudins em formas de muffins ou 4 ramequins)
  • 380ml de leite ou bebida vegetal
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que preferirem (mel, agave, açucar de coco, mascavado, adoçantes, geleias/xaropes adoçantes; usei stevia liquido)
  • 1/4 de colher de chá de açafrão em pó
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha
  • 2 colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 5 folhas de gelatina ou 2 colheres de chá de agar agar em pó
Caramelo*
  • 2 colheres de sopa de açucar de coco ou mascavado (ou outro que prefiram)
  • 2 colheres de sopa de água 
*Só usei metade da quantidade de caramelo que fiz, pelo que 1 colher de sopa de cada um destes ingredientes é suficiente, no entanto, torna-se difícil fazer tão pouca quantidade.

Confeção:
Num tachinho misturei bem o leite, o adoçante, o açafrão, o aroma de baunilha e a maisena. Levei ao lume, brando, mexendo com frequência. Deixei ferver 2 minutos até estar bem cremoso. Retirei do lume e deixei arrefecer um pouco enquanto preparei a gelatina.


Pus as folhas de gelatina a hidratar em água abundante até amolecerem. Escorri-as num passador. Coloquei-as já escorridas no tachinho do preparado anterior já ligeiramente arrefecido (lembrem-se que a gelatina, assim como o agar, não devem ser dissolvidos em líquidos demasiado quentes pois perdem as suas propriedades). Misturei bem.
Passei para um copo alto e triturei com a varinha mágica. Este passo é opcional e serve apenas para certificar que a mistura está mesmo homogénea.
Verti sobre formas de muffins de silicone (podem usar ramequins ou outra forma) e levei ao frigorifico 2 horas.
Para o caramelo, levei ao lume, no mínimo, o açucar com a água mexendo frequentemente até o açucar se dissolver. Não fica logo em caramelo, ao arrefecer carameliza mais um pouco. Eu usei apenas metade deste caramelo.
Desformei os pudins e reguei cada um com uma colher de café de caramelo.



Simples e delicioso!

2 Comentários

  1. Gosto muito da explicação que dá...detesto fundamentalismos...seja em que área for! Mas gosto de ir experimentando mudanças...mais saudáveis e igualmente saborosas. Parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos duas! Misturo o que acho de melhor em cada dieta. Todas têm coisas boas se as soubermos encontrar. E é isso mesmo que eu procuro, mudanças. Há que não ter medo de mudar, de experimentar o que é diferente, só assim se evolui. Muito obrigada!

      Eliminar